Leitura no suporte digital : um estudo sobre os textos multimodais no TikTok
Resumo
Resumo: Este estudo é uma investigação sobre como os leitores digitais abordam textos multimodais/multissemióticos digitais, considerando parâmetros de leitura, linguagem e cognição de vários teóricos. A pesquisa questionou se aqueles leitores empregam estratégias de leitura específicas diante de textos digitais multimodais e se essas supostas técnicas variam de acordo com gerações, mudanças sociais ou avanços tecnológicos. A hipótese inicial, de que o leitor digital realiza atividades epilinguísticas sem diferenciação cognitiva, sendo a diferença determinada pelo nível de letramento compartilhado pela comunidade, foi confirmada. Os dados selecionados e analisados consistiram em produções e comentários de influenciadores digitais no TikTok, com o instrumento de análise linguístico-discursivo de Machado e Bronckart (2004) e os conceitos de implicatura conversacional (CHIERCHIA, 2003), dialogismo e intertextualidade (BAKHTIN, 2000), princípios das relações entre cognição e leitura (OLSON, 1970 e 2009) e atividades epilinguísticas, representações metalinguísticas, referenciação e regulação (CULIOLI, 1995). Observou-se que a cognição invariável mobiliza procedimentos de leitura realizados independentemente do suporte textual ou contexto de letramento, incluindo implicaturas conversacionais e intertextualidade. Verificou-se que a diversidade de sistemas representacionais e possibilidades de referenciação, dentro das regras da língua e operações cognitivas, é que variam. Contrariando a ideia de habilidades inatas em gerações (PRENSKY, 2001) e (SANTAELLA, 2013), constatou-se que tais competências são desenvolvidas em contextos específicos e relacionam-se com a compreensão global do texto. Concluiuse que, independentemente da idade, os leitores têm as mesmas condições cognitivas para lidar com textos multimodais digitais devido às competências de leitura humanas inerentes, operando dentro dos limites convencionados da língua. Abstract: This study investigates how digital readers approach multimodal/multisemiotic texts, considering the parameters of reading, language, and cognition of several theorists. The research questioned whether digital readers employ specific reading strategies when faced with digital multimodal texts and whether these strategies vary according to generations, social changes, or technological advances. The initial hypothesis, that digital readers engage in epilinguistic activities without cognitive differentiation, with differences determined by the level of literacy shared by the community, was confirmed. The selected and analyzed data consisted of productions and comments from digital influencers on TikTok, analyzed using Machado and Bronckart's (2004) linguistic-discursive analysis instrument and the concepts of conversational implicature (CHIERCHIA, 2003), dialogism, and intertextuality (BAKHTIN, 2000), principles of the relationship between cognition and reading (OLSON, 1970 and 2009), and epilinguistic activities, metalinguistic representations, referencing, and regulation (CULIOLI, 1995). It was observed that invariable cognition mobilizes reading procedures performed independently of the textual support or literacy context, including conversational implicatures and intertextuality. It was found that the diversity of representational systems and possibilities of referencing, within the rules of language and cognitive operations, vary. Contrary to the idea of innate skills in generations (PRENSKY, 2001) and (SANTAELLA, 2013), it was found that such competencies are developed in specific contexts and are related to the overall understanding of the text. It was concluded that, regardless of age, readers have the same cognitive abilities to handle multimodal texts due to inherent human reading skills, operating within the conventional limits of language.
Collections
- Dissertações [423]