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    Uma leitura geoliterária de A cidade e as serras, de Eça de Queirós

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    R - D - MARCO AURELIO PEREIRA MELLO.pdf (1.379Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Mello, Marco Aurélio Pereira
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Aclamado por seus romances geralmente identificados como realistas-naturalistas, cujos enredos são, predominantemente, desenvolvidos no ambiente urbano, Eça de Queirós (1845 – 1900) também explorou, em sua obra, os espaços rurais. Essa faceta, no entanto, não usufrui da mesma atenção e prestígio que a crítica confere aos espaços citadinos de seus romances, especialmente à Lisboa do final do século XIX. A presente pesquisa, por sua vez, também confere atenção ao espaço urbano, particularmente à Paris da última quadra do oitocentos; contudo, em consonância com a obra literária analisada, A cidade e as serras (1901), privilegiar-se-á o espaço rural. Para tanto, buscar-se-á reconhecer, na referida obra, paisagens e lugares, e, por conseguinte, compreender como os sentidos envoltos nesses dois vocábulos – tomados no âmbito dos estudos geográficos – contribuem para a construção dos significados da narrativa. Alinhado a esse escopo, proceder-se-á ao reconhecimento dos sentidos – visão, tato, olfato, audição e paladar – explorados na narrativa, pois são eles que oportunizam ao sujeito estabelecer uma relação de intimidade com o espaço, de modo que este ascenda à condição de lugar, bem como são eles que colaboram para a construção do significado da paisagem. Buscar-se-á ainda reconhecer os recursos estilísticos empregados pelo autor, os quais contribuem para a emoção suscitada pela paisagem e conferem à obra o possível predicado de prosa poética.
     
    Abstract: Acclaimed for his novels generally identified as naturalist-realists, whose plots are predominantly developed in the urban environment, Eça de Queirós (1845 – 1900) also explored rural spaces in his work. This facet, however, does not enjoy the same attention and prestige that critics give to the city spaces of his novels, especially Lisbon at the end of the 19th century. The present research, in turn, also pays attention to urban space, particularly Paris in the last quarter of the 1800s; however, in line with the literary work analyzed, A cidade e as serras (1901), the rural space will be privileged. In order to do so, we will seek to recognize, in the aforementioned work, landscapes and places, and, therefore, to understand how the meanings involved in these two words – taken in the context of geographical studies – contribute to the construction of the meanings of the narrative. In line with this scope, we will proceed to the recognition of the senses - sight, touch, smell, hearing and taste - explored in the narrative, as they are the ones that allow the subject to establish a relationship of intimacy with the space, so that it ascends to the condition of place, as well as they are the ones who collaborate for the construction of the meaning of the landscape. It will also seek to recognize the stylistic resources employed by the author, which contribute to the emotion raised by the landscape and give the work the possible predicate of poetic prose.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/76345
    Collections
    • Dissertações [422]

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