Browsing Dissertações by Title
Now showing items 97-116 of 147
-
O princípio Dilbert : a comunicação organizacional como construção e disputa de sentidos
(2016)Resumo: Dilbert é uma tira em quadrinhos do cartunista norte-americano Scott Adams, publicada desde 1989. Sua obra critica e ironiza o racionalismo e burocracia das corporações, retratando as relações de poder e resistência, ... -
Ocupa ou desocupa : a disputa de enquadramentos entre secundaristas e MBL em torno da reforma do ensino médio no Facebook
(2019)Resumo: As mídias sociais se tornaram centrais para as estratégias de comunicação e de visibilidade de movimentos sociais e grupos de interesse. Ativistas e atores políticos se valem dos ambientes digitais para disputarem ... -
O olhar estrangeiro do impeachment : um estudo comparativo dos editoriais de seis jornais internacionais sobre a deposição de Dilma Rousseff
(2019)Resumo: A mídia brasileira desempenhou papel fundamental no impeachment da presidenta Dilma Rousseff, produzindo o ambiente político e instituindo a agenda a ser debatida na sociedade. No que tange à cobertura midiática, ... -
Onde estão elas? : uma investigação sobre a participação de mulheres negras nas minisséries brasileiras nas décadas de 1980-2010
(2020)Resumo: O presente trabalho propõe um mapeamento, por quatro décadas, da participação da mulher negra nas minisséries veiculadas pela Rede Globo. Por meio do estudo da questão racial, no que diz respeito ao legado que a ... -
Os (rel)atos jornalísticos sobre o Instituto Federal do Paraná nas páginas da Gazeta do Povo : uma análise pragmática
(2016)Resumo: A pesquisa apresentada nesta dissertação faz uma análise pragmática dos usos de linguagem realizados pelo jornal Gazeta do Povo na construção das notas, notícias e reportagens que compõem a cobertura jornalística ... -
Otimização para motores de busca : estratégias e usos das regras SEO pelos jornalistas
(2023)Resumo: Com inúmeros textos sendo inseridos na web por minuto, cada vez mais é necessário entender melhor em como conseguir estar entre as dez primeiras posições de uma ferramenta de pesquisa da Internet. Com isso, esta ... -
Um palco em qualquer lugar : territorialidades, espaços de sentido e sustentabilidade de projetos cênicos no circuito curitibano
(2022)Resumo: A proposta desta pesquisa é dialogar com conceitos das áreas de Comunicação e Gestão Cultural para analisar as estratégias adotadas por companhias de teatro curitibanas que mantêm uma sede física. Curitiba é um ... -
O palhaço no espetáculo político : os discursos do deputado federal Tiririca
(2017)Resumo: Tiririca, conhecido palhaço das televisões brasileiras, foi eleito por São Paulo como o deputado federal com o maior número de votos nas eleições 2010 e ainda reeleito em 2014, valendo-se de campanhas que ridicularizavam ... -
A participação das candidatas à vice-presidência de 2018 nos debates eleitorais audiovisuais
(2021)Resumo: Este estudo busca identificar e analisar de que forma arquétipos femininos na política (Panke, 2016) foram projetados pelas candidatas à vice-presidência do Brasil em debates eleitorais audiovisuais realizados ... -
A Participação radicalizada relacionada a Aécio Neves e Dilma Rousseff nas fanpages de quality papers brasileiros em 2014
(2018)Resumo: A presente dissertação analisa a reflexividade no debate online mencionando os candidatos Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) na eleição presidencial de 2014 nas fanpages dos jornais Folha de S. Paulo (FSP), ... -
A pauta está nos bairros : uma análise sobre a representação da identidade dos moradores de Joinvile no quadro JA nos Bairros
(2016)Resumo: O objetivo dessa dissertação é compreender a maneira como o telejornalismo local representa a identidade dos moradores que formam o seu público, bem como, identificar em que medida o mesmo colabora ou influencia ... -
Pensamento em audiovisual : expressões de mídia e educação de estudantes do ensino médio participantes da Olimpíada Filosófica de Curitiba
(2020)Resumo: A tecnologia fez surgir novos modos de ler. É o vínculo entre as linguagens analógicas, digitais, orais, sonoras ou visuais. A educação aliada à comunicação, com a produção de conteúdo por parte dos alunos, estimula ... -
A politização do Facebook : uma análise das conversações sobre tema eleitoral dos brasileiros e argentinos nas fanpages dos jornais Estadão e Clarín em 2018-2019
(2021)Resumo: As redes sociais online alteraram as formas de interação entre as pessoas, desencadeando efeitos diversos que refletem na vida política e em outras instâncias sociais. Devido as características específicas do meio ... -
O processo de convergência no radiojornalismo : transformações profissionais na rádio CBN-Curitiba
(2017)Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo avaliar em que medida a convergência, como um fenômeno multidimensional transformou o processo de produção e de formação da equipe da rádio CBN-Curitiba. Como problema de pesquisa, ... -
Processos comunicativos na perspectiva da comunicação pública
(2012-05-25)Resumo: A comunicação pública, tema central deste trabalho, precisa extrapolar o mero acesso a informações de interesse público. Ela busca o estabelecimento do diálogo com os cidadãos, incentivando a participação e a ... -
Os Processos de hibridização entre televisão e cinema brasileiro moderno na microssérie A pedra do reino
(2018)Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral descrever como se apresentam as hibridizações entre a linguagem televisiva, literatura e o cinema brasileiro moderno na microssérie A pedra do reino (2007) exibida em cinco ... -
Produção de sentido de fãs de futebol sobre masculinidades na fanpage Cenas Lamentáveis
(2020)Resumo: Esta dissertação almeja compreender o sentido sobre masculinidades produzido por fãs de futebol que contestam a transformação do esporte em produto da indústria do entretenimento. Alguns grupos acreditam que esta ... -
Publicidade "em crise" : o discurso sobre a crise no discurso publicitário do Banco Santander e o discurso sobre a atividade publicitária
(2018)Resumo: Essa dissertação tem como objeto de estudo discursos sobre a atividade publicitária e o discurso publicitário da campanha "O que podemos fazer por você hoje?" do Santander, tendo a crise econômica de 2016 como porta ... -
Qual Brasil os representantes brasileiros levam para as Nações Unidas? : os discursos diplomáticos na abertura da Assembleia Geral (1985-2017)
(2018)Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar como os representantes brasileiros retrataram o Brasil nos discursos diplomáticos no Debate Geral da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) após o fim do ... -
Quando Dogville mostra os dentes : o efeito-leitor e as desordens morais no discurso fílmico de Lars von Trier
(2018)Resumo: A presente dissertação tem como objeto de estudo o filme Dogville, de 2003, do diretor Lars von Trier, visando responder à seguinte pergunta de pesquisa: como o efeito-leitor produz efeitos de sentido sobre a moral ...