Otimização para motores de busca : estratégias e usos das regras SEO pelos jornalistas
Resumo
Resumo: Com inúmeros textos sendo inseridos na web por minuto, cada vez mais é necessário entender melhor em como conseguir estar entre as dez primeiras posições de uma ferramenta de pesquisa da Internet. Com isso, esta dissertação teve como objetivo geral responder à seguinte questão: o Jornalista se utiliza de quais estratégias para ranquear no buscador Google? Para tanto, vimos a necessidade de explicar o que é oSearch Engine Optimization (SEO),bem como de alguns dos conceitos que norteiam o ciberespaço, o qual o Jornalismo se insere nos tempos atuais, além da própria plataforma Google. Realizamos também um estado da arte em que o SEO e jornalismo foram as buscas principais, porém, pelo baixo volume apresentado, acrescentamos a busca por uma regra específica do SEO, o TagTitle. Do ponto de vista metodológico, utilizamos um estudo de caso a partir do portal de notícias do programa Globo Esporte (GE) e uma entrevista com o coordenador desse site de Jornalismo Esportivo, para trazer luz sobre a utilização dos resultados encontrados nesta dissertação na visão dos jornalistas, como por exemplo, a de que a Tag Title não é mais utilizada pelo algoritmo do Google tanto quanto a metadescrição. Abstract: With countless texts being added to the Web per minute, it is increasingly necessary to understand how to be among the top ten positions of an Internet search engine. With this in mind, this dissertation aimed to answer the question: Do journalists employ strategies to be among the top results in the Google search engine? To this end, we explained what Search Engine Optimization (SEO) is and all the concepts that guide cyberspace-which is now a backdrop of journalism practices-as well as the Google platform itself. We also conducted a state-of-the-art review using "SEO" and "journalism" as the primary search terms, and later (given the initially low number of results) added another term to cover a more specific SEO rule, "Tag Title". Furthermore, our methodology included a case study on the sports news website Globo Esporte (GE) and an interview with its coordinator to shed light on the use of the results found in this dissertation, e.g., how Tag Title is no longer used by Google algorithm as much as the meta description.
Collections
- Dissertações [163]