• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016071P8 Programa de Pós-Graduação em Comunicação
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016071P8 Programa de Pós-Graduação em Comunicação
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Otimização para motores de busca : estratégias e usos das regras SEO pelos jornalistas

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - GIANA CRISTINA LIEBEL.pdf (1.298Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Liebel, Giana Cristina
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Com inúmeros textos sendo inseridos na web por minuto, cada vez mais é necessário entender melhor em como conseguir estar entre as dez primeiras posições de uma ferramenta de pesquisa da Internet. Com isso, esta dissertação teve como objetivo geral responder à seguinte questão: o Jornalista se utiliza de quais estratégias para ranquear no buscador Google? Para tanto, vimos a necessidade de explicar o que é oSearch Engine Optimization (SEO),bem como de alguns dos conceitos que norteiam o ciberespaço, o qual o Jornalismo se insere nos tempos atuais, além da própria plataforma Google. Realizamos também um estado da arte em que o SEO e jornalismo foram as buscas principais, porém, pelo baixo volume apresentado, acrescentamos a busca por uma regra específica do SEO, o TagTitle. Do ponto de vista metodológico, utilizamos um estudo de caso a partir do portal de notícias do programa Globo Esporte (GE) e uma entrevista com o coordenador desse site de Jornalismo Esportivo, para trazer luz sobre a utilização dos resultados encontrados nesta dissertação na visão dos jornalistas, como por exemplo, a de que a Tag Title não é mais utilizada pelo algoritmo do Google tanto quanto a metadescrição.
     
    Abstract: With countless texts being added to the Web per minute, it is increasingly necessary to understand how to be among the top ten positions of an Internet search engine. With this in mind, this dissertation aimed to answer the question: Do journalists employ strategies to be among the top results in the Google search engine? To this end, we explained what Search Engine Optimization (SEO) is and all the concepts that guide cyberspace-which is now a backdrop of journalism practices-as well as the Google platform itself. We also conducted a state-of-the-art review using "SEO" and "journalism" as the primary search terms, and later (given the initially low number of results) added another term to cover a more specific SEO rule, "Tag Title". Furthermore, our methodology included a case study on the sports news website Globo Esporte (GE) and an interview with its coordinator to shed light on the use of the results found in this dissertation, e.g., how Tag Title is no longer used by Google algorithm as much as the meta description.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/83558
    Collections
    • Dissertações [168]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV