Um palco em qualquer lugar : territorialidades, espaços de sentido e sustentabilidade de projetos cênicos no circuito curitibano
Resumo
Resumo: A proposta desta pesquisa é dialogar com conceitos das áreas de Comunicação e Gestão Cultural para analisar as estratégias adotadas por companhias de teatro curitibanas que mantêm uma sede física. Curitiba é um bom observatório do fenômeno de alteração no "modelo de negócios" do teatro, pois, sem o respaldo de divulgação dos cadernos de cultura no jornalismo tradicional impresso, os grupos teatrais são desafiados a atrair o público e novos públicos a espaços cênicos não convencionais. Busca-se responder a seguinte questão: Quais estratégias comunicacionais e de gestão cultural se desenvolveram nas companhias de teatro de Curitiba influenciadas pela adoção de espaços cênicos não convencionais, busca de novos públicos e por melhores modelos de sustentabilidade em meio às lacunas deixadas pelo jornalismo cultural? Para responder esta questão, o instrumento é um questionário de mapeamento para entender como é o panorama geral das companhias teatrais e assim chegar a um recorte que mostre a diversidade do teatro local, bem como fundamentar a etapa seguinte com as entrevistas semiestruturadas com três coletivos: Ap. da 13, Ave Lola Espaço de Criação e Casa Selvática. A metodologia, do tipo qualitativa, se constitui em uma análise de conteúdo, realizada com a intenção de analisar os dados obtidos nas informações das redes sociais, site e entrevistas em profundidade. Conclui-se que a comunicação contínua enquanto estratégia está intimamente relacionada com a autogestão das casas-teatro, sendo o espaço também uma estratégia de socialidade como ponto de encontro entre artistas e público e, ainda, com seu território. Abstract: This research offers to contribute to the studies of communication and cultural management by analyzing the adopted strategies by theatre companies in Curitiba city that operate with a headquarter of their own. It has been relevant to promote discussions around the communication strategies used by these companies and the impact of it during the current social, political and economic crisis that affects the theater sector. Curitiba is a fine object of study when it comes to this particular phenomenon in the theatre industry due to the challenge faced by the companies of attracting the loyal audience and new audience members to non-conventional stage settings without the traditional journalism and publicity tools. It seeks to answer the following question: What communication and cultural management strategies have been developed in the theater companies of Curitiba influenced by the adoption of unconventional scenic spaces, the search for new audiences and better models of sustainability in the midst of the gaps left by cultural journalism? To answer this question, the instrument is a mapping questionnaire to understand the general panorama of theater companies and thus reach a cut that shows the diversity of local theater, as well as substantiate the next step with semi-structured interviews with three collectives: Ap. da 13, Ave Lola Espaço de Criação and Casa Selvática. The methodology, of the qualitative type, consists of a content analysis, carried out with the intention of analyzing the data obtained from information from social networks, website and in-depth interviews. It is concluded that continuous communication as a strategy is closely related to the self-management of the theater-houses, and the space is also a strategy of sociality as a meeting point between artists and the public, and also with its territory.
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