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    Ocupa ou desocupa : a disputa de enquadramentos entre secundaristas e MBL em torno da reforma do ensino médio no Facebook

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    R - D - VINICIUS NOGUEIRA TORRESAN.pdf (5.555Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Torresan, Vinicius Nogueira, 1991-
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: As mídias sociais se tornaram centrais para as estratégias de comunicação e de visibilidade de movimentos sociais e grupos de interesse. Ativistas e atores políticos se valem dos ambientes digitais para disputarem a atenção pública para suas pautas e demandas. Essa conformação contribui para que as timelines sejam espaços privilegiados para o estudo de confrontos políticos contemporâneos, principalmente os que se dão entre grupos. Considerando isso, esta pesquisa pretende analisar como se deu a disputa de enquadramentos (frame contest) entre os estudantes secundaristas e o Movimento Brasil Livre (MBL) em torno da Reforma do Ensino Médio no Facebook. Além de ter sido marcado pela ocupação de mais de 800 escolas no Paraná, o debate sobre o projeto foi potencializado por um ativismo político polarizado nas mídias sociais. Para mapear o confronto, são utilizados conceitos da Teoria da Mobilização Política (MP) sobre o surgimento e o desenvolvimento da ação coletiva em questão, além de ser realizada uma contextualização sobre as transformações na lógica do ativismo digital contemporâneo. O avanço do conservadorismo e a crise da democracia no Brasil também são abordados de modo a oferecer um panorama sobre o cenário em que se dá o confronto em torno da Reforma do Ensino Médio. O corpus, composto por 632 publicações de cinco páginas administradas pelos estudantes secundaristas e por 108 postagens feitas na página do MBL, refere-se ao período das ocupações estudantis do Paraná. Espera-se que, com os resultados, a pesquisa contribua para uma maior compreensão das dinâmicas dos confrontos políticos contemporâneos, especialmente dos que podem resultar em retrocessos democráticos. Palavras-chave: Ativismo digital; Enquadramento; Movimento Brasil Livre; Reforma do ensino médio
     
    Abstract: Social media are central to the communication and visibility strategies of social movements. Activists and political actors consider the digital environment as a contestant of public attention to their agenda and demands. This configuration contributes to the timelines being privileged spaces for the study of contemporary political confrontations, especially those between groups. For this, this research intends to analyze how it gave a frame contest between the secondary students and the Movimento Brasil Livre (MBL) around the High School Reform on Facebook. Besides being marked by the occupation of more than 800 schools in Paraná, the debate about the project was potentiated by polarized political activism in social media. To map or confront, we use concepts from the Political Mobilization Theory (MP) about the development of the collective action and perform a contextualization about how transformations in the logic of contemporary digital activism. The advancement of conservatism and the crisis of democracy in Brazil are also approached to provide an overview of the scenario in which it confronts the high school reform. The corpus, composed of 632 five-page publications run by secondary students and 108 posts made on the MBL page, refers to the period of student occupations of Paraná. We hope that, with the results, the research can contribute to a greater understanding of the dynamics of contemporary political confrontations, especially those that can result in democratic setbacks. Key Words: Digital Activsm; Framing; Movimento Brasil Livre; High school reform
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/65893
    Collections
    • Dissertações [168]

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