XIII Workshop e III Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2023)
Navegar por
O XIII Workshop é um evento do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que ocorre anualmente e que tem, dentre seus objetivos, promover encontros e debates sobre as pesquisas desenvolvidas pelos mestrandos e doutorandos ingressantes no Programa.
Submissões recentes
-
DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM E CODOCÊNCIA NA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR
(2023-02-13)Este trabalho apresenta a pesquisa em desenvolvimento no doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da UFPR, que tem por objetivo principal desvendar subsídios para práticas de ... -
ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA CELA DE AULA: A UTILIZAÇÃO DA NATUREZA DA CIÊNCIA PARA ABORDAGEM DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO CÁRCERE
(2023-02-13)O engajamento da comunidade prisional no mundo da ciência, à medida em que proporciona ao estudante possibilidades de conhecer a construção do conhecimento científico, desperta vocações para a reinserção do interno na ... -
A PESQUISA CIENTÍFICA NA ATUALIDADE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS ENVOLVENDO A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA
(2023-03-07)Ao longo do tempo importantes transformações perfizeram as (con)vivências em sociedade. Pode-se dizer que em algumas décadas passadas pesquisadores se comunicavam por meio de cartas e a construção do conhecimento científico ... -
H2MULHER: TRAJETÓRIAS DAS PESQUISADORAS LAUREADAS PELO "PROGRAMA L'Oréal-UNESCO-ABC PARA MULHERES NA CIÊNCIA" EM QUÍMICA NO BRASIL
(2023-02-13)Esta é uma Pesquisa Social Qualitativa do tipo História de Vida, cujo objetivo é analisar as trajetórias das cientistas da Química laureadas pelo Programa L’Oréal-UNESCO-ABC Para Mulheres nas Ciências, de 2006 a 2022. O ... -
A APRENDIZAGEM DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA POR CRIANÇAS NO MUSEU DA VIDA DE CURITIBA - PR
(2023-02-13)Os museus são espaços que proporcionam ao seu público contato com a cultura, memória e conhecimentos fornecendo condições para a reflexão que impacta a forma de agir e pensar de quem interage. Assim, essa pesquisa visa ... -
NATUREZA DAS CIÊNCIAS A PARTIR DA EPISTEMOLOGIA DE FLECK: EPISÓDIOS HISTÓRICOS DE QUÍMICA PARA O ENSINO MÉDIO
(2023-02-13)No ensino de Química, episódios históricos são indicados para explicar sobre os processos de construção das ciências. Na literatura existem diferentes propostas para abordagem da Natureza da Ciência (NdC), todavia, neste ... -
‘MOSQUITO EM FOCO’: ROLE-PLAYING GAME E EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NO LABMÓVEL ZIKABUS
(2023-02-13)A dengue é uma arbovirose de grande relevância no Paraná, principalmente em comunidades de vulnerabilidade social e ambiental. Tendo-se em vista o potencial dos jogos para a resolução de problemas com o uso da criatividade, ... -
EPISÓDIOS HISTÓRICOS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA COMPREENSÕES DOS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DA CIÊNCIA: UM ESTUDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM QUÍMICA
(2023-02-13)Esta pesquisa tem como objetivo investigar se e como o estudo de episódios históricos, em um curso de formação de professores de química, pode contribuir para a reflexão destes acerca dos processos de construção da ciência, ... -
FIRST LEGO LEAGUE (FLL) E OS RESULTADOS DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS DE APRENDIZAGEM OBTIDOS POR EQUIPES PARTICIPANTES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CURITIBA
(2023-02-13)Os torneios de robótica ocorrem anualmente e os estudantes que participam têm a possibilidade de desenvolver o raciocínio lógico, diversas habilidades como trabalho em equipe e além de grande estímulo à criatividade. A ... -
NO MUNDO DA LUA: REPRESENTATIVIDADE DE MULHERES NEGRAS MATEMÁTICAS QUE CONTRIBUÍRAM PARA A ASTRONOMIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
(2023-02-13)Esta pesquisa de dissertação está organizada pelas concepções de pesquisa-ação de Thiollant (2011) e trata-se de uma sequência didática, com pelo menos três encontros, ministradas durante a disciplina optativa “Tópicos de ... -
O papel dos museus de ciências na formação inicial de professores de Química
(2023-02-13)A presente pesquisa de doutorado tem como objetivo desvelar o papel atribuído aos museus de ciências na prática pedagógica de docentes atuantes em cursos de Licenciatura em Química de instituições públicas de ensino superior. ... -
UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DAS PESQUISAS SOBRE CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS E MUDANÇA CONCEITUAL EM FÍSICA
(2023-02-13)Apresenta-se aqui uma proposta de mapeamento sistemático de pesquisas sobre concepções alternativas e mudança conceitual em Física, elaborada a partir da identificação de artigos publicados em bases de dados e periódicos ... -
MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA PARA UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO
(2023-02-13)A presente pesquisa tem o objetivo de investigar se é possível estimular o pensamento crítico através de uma atividade prática de Modelagem Matemática relacionada a temas sociais e estimular os alunos da graduação de ... -
HISTÓRIA DE PROFESSORAS/PESQUISADORAS DE UM DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA DA UFPR: ATRAVESSAMENTOS DOS BINARISMOS DE GÊNERO
(2023-02-13)Esta pesquisa tem como objetivo registrar, de uma forma particular e sob um determinado ponto de vista, parte de uma História de professoras e pesquisadoras de um Departamento de Matemática da UFPR e como são atravessadas ... -
AGIR NA PRAÇA: ENCONTROS, ATENÇÕES, EDUCAÇÕES
(2023-02-13)Pesquisa cartográfica, em andamento, que investiga ecologias e educações em torno dos encontros em uma praça pública na cidade de Curitiba. Operando com a ecosofia proposta por Félix Guattari (1992), e com a pedagogia das ... -
ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO NOS ESTADOS DA FEDERAÇÃO
(2023-02-13)Apresenta-se aqui uma proposta de mapeamento sistemático de pesquisas sobre concepções alternativas e mudança conceitual em Física, elaborada a partir da identificação de artigos publicados em bases de dados e periódicos ... -
PERCEPÇÕES DE DOCENTES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA SOBRE O ENSINO EXPERIMENTAL E OS LABORATÓRIOS DIDÁTICOS DE CENTROS EDUCACIONAIS DE TEMPO INTEGRAL DO ESTADO DO AMAZONAS
(2023-02-13)O estado do Amazonas investiu na construção de Centros Educacionais de Tempo de Integral, escolas que possuem na sua estrutura física laboratórios didáticos para o desenvolvimento de atividades práticas e experimentais. O ... -
DISCURSO DE FUTUROS PROFESSORES INDÍGENAS ACERCA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA
(2023-02-13)Apresenta-se aqui um projeto de pesquisa de natureza qualitativa que está sendo desenvolvido no âmbito da Educação Indígena, tem como objetivo fundamental analisar os discursos de futuros professores/alunos indígenas do ... -
HABILIDADES DE RESOLUÇÃO E FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS: CONTRIBUIÇÕES DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
(2023-02-13)Apresentamos uma pesquisa de Doutorado em desenvolvimento junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná, que tem como objetivo analisar contribuições de uma ...