• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • Workshops e Escolas de Verão do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • XIII Workshop e III Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2023)
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • Workshops e Escolas de Verão do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • XIII Workshop e III Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2023)
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA CELA DE AULA: A UTILIZAÇÃO DA NATUREZA DA CIÊNCIA PARA ABORDAGEM DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO CÁRCERE

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    4991.pdf (281.2Kb)
    Data
    2023-02-13
    Autor
    Rodrigo Da Vitória Gomes
    Joanez Aparecida Aires
    Roberto Gonçalves Barbosa
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O engajamento da comunidade prisional no mundo da ciência, à medida em que proporciona ao estudante possibilidades de conhecer a construção do conhecimento científico, desperta vocações para a reinserção do interno na sociedade. Dessa forma, adotar episódios históricos no contexto educacional sob o viés fleckiano pode permitir explorar toda a riqueza das comunicações entre cientistas de diversas áreas que contribuíram para o desenvolvimento e organização desta ciência, explorando os inúmeros benefícios que a educação transformadora e libertadora possibilita e levando o educando privado de liberdade a se reconhecer como sujeito da realidade histórica na qual se encontra inserido. Assim, a presente pesquisa assume um caráter qualitativo, adotando a pesquisa-ação com o objetivo de investigar a utilização da Natureza da Ciência para abordagem de História da Ciência no Ensino de Química no Cárcere à luz do referencial fleckiano, bem como analisar as potencialidades e limites da História da Química para a ressocialização de encarcerados. A pesquisa será desenvolvida em um Centro de Detenção e Ressocialização, localizado em uma cidade no Norte do Estado do Espírito Santo, tendo como participantes 30 internos de uma turma de Primeira Etapa do Ensino Médio, modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com esse estudo, espera-se obter e elaborar novas atividades acerca de como o Ensino de Química pode ser desenvolvido dentro de um contexto histórico.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/92000
    Collections
    • XIII Workshop e III Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2023) [37]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV