Navegação XIII Workshop e III Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2023) por título
Itens para a visualização no momento 1-20 of 37
-
A APRENDIZAGEM DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA POR CRIANÇAS NO MUSEU DA VIDA DE CURITIBA - PR
(2023-02-13)Os museus são espaços que proporcionam ao seu público contato com a cultura, memória e conhecimentos fornecendo condições para a reflexão que impacta a forma de agir e pensar de quem interage. Assim, essa pesquisa visa ... -
A FORMAÇÃO DOCENTE NA REDE MUNICIPAL DE CURITIBA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA POR MEIO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL
(2023-02-13)Esta pesquisa qualitativa apresenta como tema de investigação a participação dos professores do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Curitiba na formação continuada sobre robótica educacional promovida pela ... -
A PESQUISA CIENTÍFICA NA ATUALIDADE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS ENVOLVENDO A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA
(2023-03-07)Ao longo do tempo importantes transformações perfizeram as (con)vivências em sociedade. Pode-se dizer que em algumas décadas passadas pesquisadores se comunicavam por meio de cartas e a construção do conhecimento científico ... -
A REPRESENTAÇÃO DE CIÊNCIA E CIENTISTA NOS CAMPEÕES DO JOGO LEAGUE OF LEGENDS
(2023-02-13)As dificuldades ao se ensinar ciências para o estudante fizeram com que diversas metodologias de ensino surgissem nas últimas décadas. Uma das estratégias que surge é a utilização dos jogos, buscando aproximar o cotidiano ... -
AGIR NA PRAÇA: ENCONTROS, ATENÇÕES, EDUCAÇÕES
(2023-02-13)Pesquisa cartográfica, em andamento, que investiga ecologias e educações em torno dos encontros em uma praça pública na cidade de Curitiba. Operando com a ecosofia proposta por Félix Guattari (1992), e com a pedagogia das ... -
ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO NOS ESTADOS DA FEDERAÇÃO
(2023-02-13)Apresenta-se aqui uma proposta de mapeamento sistemático de pesquisas sobre concepções alternativas e mudança conceitual em Física, elaborada a partir da identificação de artigos publicados em bases de dados e periódicos ... -
AVALIAÇÃO CONTÍNUA NA MODELAGEM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DO INSTRUMENTO PROPOSTO POR VELEDA E BURAK (2020)
(2023-02-13)Este trabalho se configura como um resumo do projeto de pesquisa de mestrado. Foi definido como problema de pesquisa: quais as contribuições do instrumento elaborado por Veleda e Burak (2020) para a avaliação contínua de ... -
Conhecimentos docentes sobre Resolução de Problemas no ensino de Matemática nos Anos Iniciais
(2023-02-13)Esta investigação tem como objetivo analisar e sistematizar os conhecimentos docentes inerentes à Resolução de Problemas no ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os pilares teóricos que embasam a ... -
CONSTRUÇÕES DE MODELOS MATEMÁTICOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES DA MODELAGEM MATEMÁTICA
(2023-02-13)Esta pesquisa tem por objetivo analisar o processo de resolução de problemas e construção de modelos matemáticos de crianças nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental promovidos por práticas com Modelagem Matemática a partir ... -
DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM E CODOCÊNCIA NA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR
(2023-02-13)Este trabalho apresenta a pesquisa em desenvolvimento no doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da UFPR, que tem por objetivo principal desvendar subsídios para práticas de ... -
DISCURSO DE FUTUROS PROFESSORES INDÍGENAS ACERCA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA
(2023-02-13)Apresenta-se aqui um projeto de pesquisa de natureza qualitativa que está sendo desenvolvido no âmbito da Educação Indígena, tem como objetivo fundamental analisar os discursos de futuros professores/alunos indígenas do ... -
DISCURSOS DE PROFESSORES SOBRE INOVAÇÃO E O ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA SALA DE INOVAÇÃO GOOGLE DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM FORTALEZA
(2023-02-13)Trata-se aqui de uma pesquisa de natureza qualitativa exploratória que tem como objetivo principal compreender as relações entre inovação e ensino de ciências a partir do discurso e das práticas desenvolvidas por professores ... -
ENSINO DE GEOMETRIA NA ABORDAGEM DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM
(2023-02-13)A presente pesquisa tem por objetivo analisar práticas pedagógicas que promovam a empatia em estudantes em relação a indivíduos com deficiência nas aulas de matemática. Dessa forma, primeiramente buscamos compreender a ... -
ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NO BRASIL: EMERGÊNCIA, TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS
(2023-02-01)A produção acadêmica brasileira a respeito do Ensino por Investigação sofreu significativa expansão ao longo das décadas, transformando-o em uma tendência pedagógica atual no Ensino de Ciências. Diante desse contexto, essa ... -
EPISÓDIOS HISTÓRICOS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA COMPREENSÕES DOS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DA CIÊNCIA: UM ESTUDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM QUÍMICA
(2023-02-13)Esta pesquisa tem como objetivo investigar se e como o estudo de episódios históricos, em um curso de formação de professores de química, pode contribuir para a reflexão destes acerca dos processos de construção da ciência, ... -
ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA CELA DE AULA: A UTILIZAÇÃO DA NATUREZA DA CIÊNCIA PARA ABORDAGEM DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO CÁRCERE
(2023-02-13)O engajamento da comunidade prisional no mundo da ciência, à medida em que proporciona ao estudante possibilidades de conhecer a construção do conhecimento científico, desperta vocações para a reinserção do interno na ... -
FEMINISMOS NEGROS: (RE)EXISTÊNCIAS DE MULHERES NEGRAS NOS CURSOS DE CIÊNCIAS EXATAS
(2023-02-13)A presente pesquisa tem como objetivo produzir sentidos a partir das trajetórias e experiências vividas por pesquisadoras negras que atuam nos cursos de Ciências Exatas da UFPR. Para tanto, a produção dos dados ocorreu por ... -
FIRST LEGO LEAGUE (FLL) E OS RESULTADOS DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS DE APRENDIZAGEM OBTIDOS POR EQUIPES PARTICIPANTES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CURITIBA
(2023-02-13)Os torneios de robótica ocorrem anualmente e os estudantes que participam têm a possibilidade de desenvolver o raciocínio lógico, diversas habilidades como trabalho em equipe e além de grande estímulo à criatividade. A ... -
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARTICIPANTES DE GRUPO DE ESTUDO DE AULA
(2023-02-13)Discussões sobre a formação continuada de professores foram aventadas nas últimas décadas e o Estudo de Aula (EA) se mostrou como uma possibilidade formativa direcionada para prática letiva e centrada no professor. Os ... -
H2MULHER: TRAJETÓRIAS DAS PESQUISADORAS LAUREADAS PELO "PROGRAMA L'Oréal-UNESCO-ABC PARA MULHERES NA CIÊNCIA" EM QUÍMICA NO BRASIL
(2023-02-13)Esta é uma Pesquisa Social Qualitativa do tipo História de Vida, cujo objetivo é analisar as trajetórias das cientistas da Química laureadas pelo Programa L’Oréal-UNESCO-ABC Para Mulheres nas Ciências, de 2006 a 2022. O ...