• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • Workshops e Escolas de Verão do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • XIII Workshop e III Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2023)
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • Workshops e Escolas de Verão do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • XIII Workshop e III Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2023)
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    EPISÓDIOS HISTÓRICOS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA COMPREENSÕES DOS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DA CIÊNCIA: UM ESTUDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM QUÍMICA

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    4979.pdf (314.4Kb)
    Data
    2023-02-13
    Autor
    Isis Souza
    Joanez Aires
    Roberto Barbosa
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Esta pesquisa tem como objetivo investigar se e como o estudo de episódios históricos, em um curso de formação de professores de química, pode contribuir para a reflexão destes acerca dos processos de construção da ciência, de modo a lhes possibilitar embasamento teórico e prático que subsidiem suas ações docentes. A abordagem desta pesquisa é qualitativa, com utilização de pesquisas bibliográficas e estudo de caso. Quanto à análise de dados, será utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD). Acreditamos que o Ensino de Química precisa estar alinhado aos elementos que contemplem diálogos com a Natureza da Ciência e os fatos que permeiam a sociedade. Dessa maneira, optamos por embasamento teórico a epistemologia de Fleck, a qual nos apresenta um modelo para percebemos os processos de construção do conhecimento científico. Assim, ao olharmos episódios históricos com viés fleckiano, poderemos enxergar os contextos histórico-sociais, culturais, e discuti-los no ensino “de” e “sobre” ciências.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91991
    Collections
    • XIII Workshop e III Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2023) [37]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV