Navegação XIII Workshop e III Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2023) por data do documento
Itens para a visualização no momento 1-20 of 37
-
ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NO BRASIL: EMERGÊNCIA, TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS
(2023-02-01)A produção acadêmica brasileira a respeito do Ensino por Investigação sofreu significativa expansão ao longo das décadas, transformando-o em uma tendência pedagógica atual no Ensino de Ciências. Diante desse contexto, essa ... -
PERCEPÇÕES DE DOCENTES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA SOBRE O ENSINO EXPERIMENTAL E OS LABORATÓRIOS DIDÁTICOS DE CENTROS EDUCACIONAIS DE TEMPO INTEGRAL DO ESTADO DO AMAZONAS
(2023-02-13)O estado do Amazonas investiu na construção de Centros Educacionais de Tempo de Integral, escolas que possuem na sua estrutura física laboratórios didáticos para o desenvolvimento de atividades práticas e experimentais. O ... -
UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DAS PESQUISAS SOBRE CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS E MUDANÇA CONCEITUAL EM FÍSICA
(2023-02-13)Apresenta-se aqui uma proposta de mapeamento sistemático de pesquisas sobre concepções alternativas e mudança conceitual em Física, elaborada a partir da identificação de artigos publicados em bases de dados e periódicos ... -
H2MULHER: TRAJETÓRIAS DAS PESQUISADORAS LAUREADAS PELO "PROGRAMA L'Oréal-UNESCO-ABC PARA MULHERES NA CIÊNCIA" EM QUÍMICA NO BRASIL
(2023-02-13)Esta é uma Pesquisa Social Qualitativa do tipo História de Vida, cujo objetivo é analisar as trajetórias das cientistas da Química laureadas pelo Programa L’Oréal-UNESCO-ABC Para Mulheres nas Ciências, de 2006 a 2022. O ... -
DISCURSOS DE PROFESSORES SOBRE INOVAÇÃO E O ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA SALA DE INOVAÇÃO GOOGLE DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM FORTALEZA
(2023-02-13)Trata-se aqui de uma pesquisa de natureza qualitativa exploratória que tem como objetivo principal compreender as relações entre inovação e ensino de ciências a partir do discurso e das práticas desenvolvidas por professores ... -
RETRATOS DA CIDADANIA: PERSPECTIVAS DE UMA EDUCAÇÃO CIDADÃ NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA
(2023-02-13)Este trabalho apresenta uma proposta de pesquisa de doutorado cujo objetivo principal é investigar de que modo os cursos de licenciatura em Física promovem uma formação que, efetivamente, leve em conta o papel da educação ... -
A REPRESENTAÇÃO DE CIÊNCIA E CIENTISTA NOS CAMPEÕES DO JOGO LEAGUE OF LEGENDS
(2023-02-13)As dificuldades ao se ensinar ciências para o estudante fizeram com que diversas metodologias de ensino surgissem nas últimas décadas. Uma das estratégias que surge é a utilização dos jogos, buscando aproximar o cotidiano ... -
A APRENDIZAGEM DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA POR CRIANÇAS NO MUSEU DA VIDA DE CURITIBA - PR
(2023-02-13)Os museus são espaços que proporcionam ao seu público contato com a cultura, memória e conhecimentos fornecendo condições para a reflexão que impacta a forma de agir e pensar de quem interage. Assim, essa pesquisa visa ... -
Conhecimentos docentes sobre Resolução de Problemas no ensino de Matemática nos Anos Iniciais
(2023-02-13)Esta investigação tem como objetivo analisar e sistematizar os conhecimentos docentes inerentes à Resolução de Problemas no ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os pilares teóricos que embasam a ... -
EPISÓDIOS HISTÓRICOS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA COMPREENSÕES DOS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DA CIÊNCIA: UM ESTUDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM QUÍMICA
(2023-02-13)Esta pesquisa tem como objetivo investigar se e como o estudo de episódios históricos, em um curso de formação de professores de química, pode contribuir para a reflexão destes acerca dos processos de construção da ciência, ... -
NATUREZA DAS CIÊNCIAS A PARTIR DA EPISTEMOLOGIA DE FLECK: EPISÓDIOS HISTÓRICOS DE QUÍMICA PARA O ENSINO MÉDIO
(2023-02-13)No ensino de Química, episódios históricos são indicados para explicar sobre os processos de construção das ciências. Na literatura existem diferentes propostas para abordagem da Natureza da Ciência (NdC), todavia, neste ... -
ENSINO DE GEOMETRIA NA ABORDAGEM DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM
(2023-02-13)A presente pesquisa tem por objetivo analisar práticas pedagógicas que promovam a empatia em estudantes em relação a indivíduos com deficiência nas aulas de matemática. Dessa forma, primeiramente buscamos compreender a ... -
FIRST LEGO LEAGUE (FLL) E OS RESULTADOS DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS DE APRENDIZAGEM OBTIDOS POR EQUIPES PARTICIPANTES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CURITIBA
(2023-02-13)Os torneios de robótica ocorrem anualmente e os estudantes que participam têm a possibilidade de desenvolver o raciocínio lógico, diversas habilidades como trabalho em equipe e além de grande estímulo à criatividade. A ... -
DISCURSO DE FUTUROS PROFESSORES INDÍGENAS ACERCA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA
(2023-02-13)Apresenta-se aqui um projeto de pesquisa de natureza qualitativa que está sendo desenvolvido no âmbito da Educação Indígena, tem como objetivo fundamental analisar os discursos de futuros professores/alunos indígenas do ... -
DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM E CODOCÊNCIA NA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR
(2023-02-13)Este trabalho apresenta a pesquisa em desenvolvimento no doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da UFPR, que tem por objetivo principal desvendar subsídios para práticas de ... -
POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: NÃO DÁ PARA BRINCAR DE NADA QUE NÃO HÁ MATEMÁTICA
(2023-02-13)O estudo discute uma proposta de pesquisa que pretende analisar o que professores percebem sobre o brincar em aulas de Matemática nos anos iniciais, após realizarem uma formação que considera as percepções de crianças. A ... -
HABILIDADES DE RESOLUÇÃO E FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS: CONTRIBUIÇÕES DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
(2023-02-13)Apresentamos uma pesquisa de Doutorado em desenvolvimento junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná, que tem como objetivo analisar contribuições de uma ... -
FEMINISMOS NEGROS: (RE)EXISTÊNCIAS DE MULHERES NEGRAS NOS CURSOS DE CIÊNCIAS EXATAS
(2023-02-13)A presente pesquisa tem como objetivo produzir sentidos a partir das trajetórias e experiências vividas por pesquisadoras negras que atuam nos cursos de Ciências Exatas da UFPR. Para tanto, a produção dos dados ocorreu por ... -
ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA CELA DE AULA: A UTILIZAÇÃO DA NATUREZA DA CIÊNCIA PARA ABORDAGEM DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO CÁRCERE
(2023-02-13)O engajamento da comunidade prisional no mundo da ciência, à medida em que proporciona ao estudante possibilidades de conhecer a construção do conhecimento científico, desperta vocações para a reinserção do interno na ... -
PRÁTICAS DIDÁTICAS BASEADAS NO PERFIL TEÓRICO CONHECIMENTO TECNOLÓGICO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DE LICENCIANDOS EM FÍSICA À LUZ DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO
(2023-02-13)Diante do atual cenário de pesquisas vinculadas à Educação, o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) é importante para o amplo acesso a uma educação tecnológica. Entretanto, quando essas ferramentas ...