Navegação XIII Workshop e III Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2023) por data do documento
Itens para a visualização no momento 1-20 of 37
-
ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NO BRASIL: EMERGÊNCIA, TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS
(2023-02-01)A produção acadêmica brasileira a respeito do Ensino por Investigação sofreu significativa expansão ao longo das décadas, transformando-o em uma tendência pedagógica atual no Ensino de Ciências. Diante desse contexto, essa ... -
PERCEPÇÕES DE DOCENTES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA SOBRE O ENSINO EXPERIMENTAL E OS LABORATÓRIOS DIDÁTICOS DE CENTROS EDUCACIONAIS DE TEMPO INTEGRAL DO ESTADO DO AMAZONAS
(2023-02-13)O estado do Amazonas investiu na construção de Centros Educacionais de Tempo de Integral, escolas que possuem na sua estrutura física laboratórios didáticos para o desenvolvimento de atividades práticas e experimentais. O ... -
A REPRESENTAÇÃO DE CIÊNCIA E CIENTISTA NOS CAMPEÕES DO JOGO LEAGUE OF LEGENDS
(2023-02-13)As dificuldades ao se ensinar ciências para o estudante fizeram com que diversas metodologias de ensino surgissem nas últimas décadas. Uma das estratégias que surge é a utilização dos jogos, buscando aproximar o cotidiano ... -
Conhecimentos docentes sobre Resolução de Problemas no ensino de Matemática nos Anos Iniciais
(2023-02-13)Esta investigação tem como objetivo analisar e sistematizar os conhecimentos docentes inerentes à Resolução de Problemas no ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os pilares teóricos que embasam a ... -
EPISÓDIOS HISTÓRICOS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA COMPREENSÕES DOS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DA CIÊNCIA: UM ESTUDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM QUÍMICA
(2023-02-13)Esta pesquisa tem como objetivo investigar se e como o estudo de episódios históricos, em um curso de formação de professores de química, pode contribuir para a reflexão destes acerca dos processos de construção da ciência, ... -
NATUREZA DAS CIÊNCIAS A PARTIR DA EPISTEMOLOGIA DE FLECK: EPISÓDIOS HISTÓRICOS DE QUÍMICA PARA O ENSINO MÉDIO
(2023-02-13)No ensino de Química, episódios históricos são indicados para explicar sobre os processos de construção das ciências. Na literatura existem diferentes propostas para abordagem da Natureza da Ciência (NdC), todavia, neste ... -
FIRST LEGO LEAGUE (FLL) E OS RESULTADOS DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS DE APRENDIZAGEM OBTIDOS POR EQUIPES PARTICIPANTES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CURITIBA
(2023-02-13)Os torneios de robótica ocorrem anualmente e os estudantes que participam têm a possibilidade de desenvolver o raciocínio lógico, diversas habilidades como trabalho em equipe e além de grande estímulo à criatividade. A ... -
DISCURSO DE FUTUROS PROFESSORES INDÍGENAS ACERCA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA
(2023-02-13)Apresenta-se aqui um projeto de pesquisa de natureza qualitativa que está sendo desenvolvido no âmbito da Educação Indígena, tem como objetivo fundamental analisar os discursos de futuros professores/alunos indígenas do ... -
POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: NÃO DÁ PARA BRINCAR DE NADA QUE NÃO HÁ MATEMÁTICA
(2023-02-13)O estudo discute uma proposta de pesquisa que pretende analisar o que professores percebem sobre o brincar em aulas de Matemática nos anos iniciais, após realizarem uma formação que considera as percepções de crianças. A ... -
HABILIDADES DE RESOLUÇÃO E FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS: CONTRIBUIÇÕES DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
(2023-02-13)Apresentamos uma pesquisa de Doutorado em desenvolvimento junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná, que tem como objetivo analisar contribuições de uma ... -
PRÁTICAS DIDÁTICAS BASEADAS NO PERFIL TEÓRICO CONHECIMENTO TECNOLÓGICO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DE LICENCIANDOS EM FÍSICA À LUZ DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO
(2023-02-13)Diante do atual cenário de pesquisas vinculadas à Educação, o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) é importante para o amplo acesso a uma educação tecnológica. Entretanto, quando essas ferramentas ... -
NO MUNDO DA LUA: REPRESENTATIVIDADE DE MULHERES NEGRAS MATEMÁTICAS QUE CONTRIBUÍRAM PARA A ASTRONOMIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
(2023-02-13)Esta pesquisa de dissertação está organizada pelas concepções de pesquisa-ação de Thiollant (2011) e trata-se de uma sequência didática, com pelo menos três encontros, ministradas durante a disciplina optativa “Tópicos de ... -
ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO NOS ESTADOS DA FEDERAÇÃO
(2023-02-13)Apresenta-se aqui uma proposta de mapeamento sistemático de pesquisas sobre concepções alternativas e mudança conceitual em Física, elaborada a partir da identificação de artigos publicados em bases de dados e periódicos ... -
SOFTWARES E SIMULADORES EDUCACIONAIS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO ESTADO DO PARANÁ: MAPEANDO A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOS PROFESSORES/AS FORMADORES/AS
(2023-02-13)Este trabalho tem como objetivo sistematizar a compreensão de docentes formadores de professores/as de Química sobre sua formação prévia e atual prática de ensino em relação aos softwares e simuladores educacionais, aplicados ... -
PROFESSORES DE CIÊNCIAS BILÍNGUE (LIBRAS - PORTUGUÊS): DA FORMAÇÃO ÀS PRÁTICAS EM UMA ESCOLA BILÍNGUE DE CURITIBA
(2023-02-13)A presente pesquisa busca relacionar o percurso formativo às práticas em sala de aula de professores de Ciências que atuam em uma escola bilíngue (Libras - Português) em Curitiba - Paraná. Em uma pesquisa qualitativa do ... -
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARTICIPANTES DE GRUPO DE ESTUDO DE AULA
(2023-02-13)Discussões sobre a formação continuada de professores foram aventadas nas últimas décadas e o Estudo de Aula (EA) se mostrou como uma possibilidade formativa direcionada para prática letiva e centrada no professor. Os ... -
AVALIAÇÃO CONTÍNUA NA MODELAGEM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DO INSTRUMENTO PROPOSTO POR VELEDA E BURAK (2020)
(2023-02-13)Este trabalho se configura como um resumo do projeto de pesquisa de mestrado. Foi definido como problema de pesquisa: quais as contribuições do instrumento elaborado por Veleda e Burak (2020) para a avaliação contínua de ... -
H2MULHER: TRAJETÓRIAS DAS PESQUISADORAS LAUREADAS PELO "PROGRAMA L'Oréal-UNESCO-ABC PARA MULHERES NA CIÊNCIA" EM QUÍMICA NO BRASIL
(2023-02-13)Esta é uma Pesquisa Social Qualitativa do tipo História de Vida, cujo objetivo é analisar as trajetórias das cientistas da Química laureadas pelo Programa L’Oréal-UNESCO-ABC Para Mulheres nas Ciências, de 2006 a 2022. O ... -
ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA CELA DE AULA: A UTILIZAÇÃO DA NATUREZA DA CIÊNCIA PARA ABORDAGEM DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO CÁRCERE
(2023-02-13)O engajamento da comunidade prisional no mundo da ciência, à medida em que proporciona ao estudante possibilidades de conhecer a construção do conhecimento científico, desperta vocações para a reinserção do interno na ... -
MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA PARA UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO
(2023-02-13)A presente pesquisa tem o objetivo de investigar se é possível estimular o pensamento crítico através de uma atividade prática de Modelagem Matemática relacionada a temas sociais e estimular os alunos da graduação de ...