• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • Workshops e Escolas de Verão do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • XIII Workshop e III Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2023)
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • Workshops e Escolas de Verão do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • XIII Workshop e III Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2023)
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    NATUREZA DAS CIÊNCIAS A PARTIR DA EPISTEMOLOGIA DE FLECK: EPISÓDIOS HISTÓRICOS DE QUÍMICA PARA O ENSINO MÉDIO

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    4985.pdf (220.0Kb)
    Data
    2023-02-13
    Autor
    Estefano da Silva
    Joanez Aparecida Aires
    Roberto Gonçalves Barbosa
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    No ensino de Química, episódios históricos são indicados para explicar sobre os processos de construção das ciências. Na literatura existem diferentes propostas para abordagem da Natureza da Ciência (NdC), todavia, neste trabalho ousaremos utilizar uma proposta ainda pouco presente nos trabalhos relativos a NdC. Trata-se da epistemologia de Ludwik Fleck, sobre a qual ainda existem poucas pesquisas que buscam entender as relações entre tais temas, principalmente no contexto de Química para o ensino médio. Assim, esta tese tem como objetivo geral investigar se e como o estudo de episódios históricos a partir da epistemologia de Fleck pode contribuir para reflexões sobre NdC nas aulas de Química no ensino médio. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa de intervenção, em que foi planejada, aplicada e avaliada uma sequência didática (SD) para estudantes do primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio. A sequência didática abrange a história do átomo, a teoria do flogisto e o DNA de Rosalind Flanklin.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91995
    Collections
    • XIII Workshop e III Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2023) [37]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV