Gênero e diversidade na escola: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 141-160 of 164
-
A construção do conceito de gênero e o processo de ensino-aprendizagem
(2016)Resumo : Este trabalho objetiva definir o conceito de gênero, e apresenta uma breve historia de como esse conceito foi evoluindo ao longo dos anos, sofrendo influência de movimentos como o feminista. Por fim veremos que ... -
Concepções dos profissionais do ambulatório de saúde e dos apoios escolares frente à orientação sexual e a identidade de gênero dos alunos com deficiência mental/intelectual de uma escola da modalidade de educação especial de Curitiba-PR
(2016)Este estudo tem por objetivo analisar a trajetória e história das instituições de atendimento à criança, também discutir e entender os avanços e os desafios das mesmas no Brasil e no Paraná, através da investigação do ... -
Como os profissionais de educação entendem a questão da diversidade de gênero?
(2016)Resumo : A dinâmica que envolve os estudos de Diversidade de Gênero não é ampla nas salas de aula e muito menos nos bastidores das escolas, em geral nossos professores e funcionários não possuem conhecimento e informações ... -
Como as crianças constroem representações de gênero a partir da descrição física e comportamental de princesas e príncipes dos clássicos contos de fadas
(2016)Resumo : Este artigo apresenta uma reflexão sobre a abordagem dos contos de fadas na sala de aula. Partindo de experiências pessoais, surgiu a necessidade de refletir sobre as estratégias usadas atualmente por grande parte ... -
Bullying nos espaços escolares : um novo problema ou um problema antigo com novo nome?
(2016)Resumo : Este artigo tem o intuito de discutir criticamente o fenômeno bullying no espaço escolar. Para convergir ao objetivo proposto, realizou-se uma revisão bibliográfica visando defini-lo, verificar quais são as ... -
O bullying no ambiente escolar : um perigo constante
(2016)Resumo : A pesquisa foi realizada na escola de educação básica no município de Pinhais - PR. Esse estudo teve por finalidade a busca de conhecimentos sobre um assunto que preocupa a todos na atualidade: o fenômeno Bullying. ... -
Bullying na escola : um projeto de intervenção
(2016)Resumo : Os apelidos pejorativos ou "brincadeiras" que tendem a ofender estão presentes no cotidiano das salas de aula, despertando o interesse em explorar o tema bullying no espaço escolar. Considerou-se como objetivo ... -
Bullying na escola : identificar para combater
(2016)Resumo : Este trabalho teve como objetivo identificar a ocorrência de bullying e as questões relacionadas à prática pedagógica em torno dele. Para tanto, foi aplicado um questionário em um colégio da rede pública estadual ... -
Bullying homofóbico
(2016)Resumo : A proposta deste artigo é discutir a questão do bullying homofóbico na escola, considerando que essa ação se configura em uma forma de violência que preocupa a esfera educacional e social, uma vez que tem consequências ... -
Bullying escolar : possibilidades de ações pedagógicas
(2016)Resumo : O bullying pode ser compreendido como acontecimentos de violência física ou psicológica, com o objetivo de intimidar um indivíduo ou grupo, que vem incidindo constantemente dentro do espaço escolar, onde até bem ... -
Bullying : um problema de todos
(2016)Resumo : O presente trabalho se propõe a verificar o nível de conhecimento dos estudantes do 8º ano da Escola Básica Municipal Vidal Ramos da rede municipal de Blumenau sobre bullying e também formas de minimizar esta ... -
Bullying : nível de conhecimento dos estudantes e formas de minimizar esta prática
(2016)Resumo : O presente trabalho se propoe a verificar o nivel de conhecimento dos estudantes do 8o ano da Escola Basica Municipal Vidal Ramos da rede municipal de Blumenau sobre bullying e tambem formas de minimizar esta ... -
Bullying : conscientização e respeito, mudança de atitudes
(2016)Resumo : Este artigo tem o objetivo de relatar as ações de um projeto que visou interagir a um grupo de crianças sobre a temática bullying, e suas consequências. A metodologia utilizada foi à pesquisa-ação, elaborando e ... -
Brincadeiras de meninas e brincadeiras de meninos?
(2016)Resumo : As crianças vivem em mundos sociais: casa, escola, comunidade, onde presenciam, vivenciam e compartilham uma grande diversidade de experiências cotidianas que por sua vez, colaboram em sua aprendizagem e desenvolvimento ... -
Brincadeira possui gênero? : o papel do professor na mediação da brincadeira na educação infantil
(2016)Resumo : O interesse pela temática surgiu a partir de leituras de artigos para a elaboração das atividades do curso. O conhecimento aprofundado sobre tal temática contribuirá significativamente para minha formação profissional, ... -
Autismo e inclusão nas aulas de educação física : relato de caso
(2016)Resumo : Visando identificar como acontece o processo de inclusão na escola pública surgiu a ideia de conhecer como ocorre o processo de ensino-aprendizagem de um com deficiência nas aulas de educação física. Após as ... -
Arte e gênero : representação da mulher negra por Di Cavalcanti
(2016)Resumo : Neste trabalho, por meio de um levantamento bibliográfico e aplicação de uma sequência didática, buscou-se refletir sobre a representação da mulher negra a partir das obras de Di Cavalcanti. Para tanto, considerou-se ... -
Agressões de crianças e adolescentes no Brasil : estudo sobre as internações hospitalares registradas no Sistema Único de Saúde
(2016)Resumo : O Estatuto da Criança e do Adolescente dispõe que todas as crianças e adolescentes, sem exceção, devem gozar do direito à saúde e serem protegidas de qualquer ação capaz de prejudicar seu completo desenvolvimento. ... -
Agressão silenciosa, bullying entre estudantes : causas e efeitos
(2016)Resumo : o presente estudo de caráter qualitativo tem como ponto de partida abordar aspectos da violência escolar e o fenômeno bullying, entre escolares. Procuramos buscar na revisão da literatura, autores com sólidos ... -
Agressão relacional alternativa : o bullying entre meninas
(2016)Resumo : Culturalmente os meninos vivenciam e estão mais adaptados à agressão física, enquanto a violência entre meninas ocorre, freqüentemente, de forma indireta através de fofocas e ataques verbais, tornando-a menos ...