Autismo e inclusão nas aulas de educação física : relato de caso
Resumo
Resumo : Visando identificar como acontece o processo de inclusão na escola
pública surgiu a ideia de conhecer como ocorre o processo de ensino-aprendizagem
de um com deficiência nas aulas de educação física. Após as considerações inicias,
apresenta-se o problema desta investigação: de qual forma é realizado o processo
de inclusão de um aluno do 3º ano das séries iniciais, com transtorno do espectro
autista, nas aulas de educação física de escola pública na rede municipal de ensino?
Trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa que analisou a inclusão de
um educando com transtorno do espectro autista nas aulas de educação física.
Hoje, o aluno vem sendo muito bem aceito por seus colegas e professores,
mostrando algumas melhoras no aspecto social, motor e cognitivo, participando
efetivamente das aulas de educação física. Podemos concluir que as aulas de
educação física, contribuem sim para o processo de aprendizagem do aluno, se bem
trabalhada e contar com profissionais dispostos a abraçarem a causa, não há
dúvidas de que o aluno terá muitos ganhos.