Navegação Gênero e diversidade na escola por data do documento
Itens para a visualização no momento 1-20 of 164
-
Implementação da lei 11.645/08 e o reconhecimento cultural do aluno negro na rede municipal do município da Lapa-PR
(2016)Resumo: Este estudo trata das reflexões que se referem ao/a aluno/a negro/a e as questões curriculares que envolvem o ensino das relações étnico-raciais e cultura afro-brasileira e africana na escola. O estudo foi embasado ... -
Trajetórias escolar de alunos negros do ensino médio
(2016)Resumo : Neste artigo descrevemos e analisamos as trajetórias escolares e as práticas educativas familiares de uma amostra dos estudantes negros do terceiro ano do ensino médio, de uma escola publica da cidade de Viçosa, ... -
Diversidade da educação : avanços e desafios
(2016)Resumo : Entender quais são os avanços percebidos até o momento e o que ainda como profissionais da educação temos para avançar ao tratarmos sobre a diversidade na educação. Considerando que entre nossos pares temos uma ... -
Professoras da rede pública da educação infantil de Blumenau e a sexualidade das crianças de três a quatro anos : dificuldades, desafios e possibilidades.
(2016)Resumo : A educação Infantil, primeira etapa da educação básica, é concebida como importante momento para a construção da subjetividade do ser. Essa construção vem acompanhada também pelo desenvolvimento sexual da criança. ... -
Da lágrima à liberdade : a EJA (Educação de Jovens e Adultos) como espaço de emancipação feminina
(2016)Resumo : O presente artigo tem como objetivo analisar os fatores motivacionais para a evasão precoce do ensino regular e os fatores para a reinserção escolar por meio da EJA para mulheres de uma escola do município de ... -
Percepção dos estudantes sobre as práticas de ação docente para a superação de atitudes racistas
(2016)Resumo : A sociedade brasileira se caracteriza pela miscigenação. Porém, o negro é alvo de constantes atos de racismo e discriminação. Nesse contexto, optou-se em elaborar este artigo, cujo objetivo é caracterizar e analisar ... -
Reflexões e práticas do 1º Fórum da Diversidade - CEU Vila do Sol : uma práxis pela educação na diversidade
(2016)Resumo : Este estudo reuniu informações baseadas na realização do 1º Fórum da Diversidade do Centro Educacional Unificado Vila do Sol realizado em outubro de 2015 na extrema periferia da zona sul de São Paulo. A partir do ... -
Escolhe de menino ou de menina? Rompimentos e aceitações das fronteiras de gênero nas brincadeiras de crianças de 6 e 7 anos
(2016)Resumo : O presente estudo reflete questões de gênero e educação. Analisa rompimentos e aceitações das fronteiras de gênero nas brincadeiras de crianças de 6 e 7 anos, identificando se alunos do 1º ano do ensino fundamental ... -
Preto, pardo e indígena : o(a) estudante ingressante através do Sistema de Ações Afirmativas no ensino técnico integrado ao nível médio no Instituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul e os enfrentamentos para o ingresso, permanência e êxito escolar
(2016)Resumo : O presente trabalho é um estudo de caso que envolveu estudantes ingressantes no ensino técnico integrado ao nível médio no Instituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul no ano de 2015 que se autodeclararam ... -
Cotas raciais : uma política afirmativa na perspectiva das mulheres negras
(2016)Resumo : O presente artigo é resultado de uma análise construída com base nas políticas afirmativas de cotas raciais da Universidade Estadual de Ponta Grossa e irá abordar questões de gênero e raça. O objetivo aqui proposto ... -
Educadores frente a identidade de gênero e sexualidade
(2016)Resumo : O ambiente escolar é o local em que mais percebe-se as diferenças existentes entre homens e mulheres, relacionando, portanto, Identidade de Gênero, Sexualidade e Sexo sendo estes três construídos tanto no ambiente ... -
Bullying : um problema de todos
(2016)Resumo : O presente trabalho se propõe a verificar o nível de conhecimento dos estudantes do 8º ano da Escola Básica Municipal Vidal Ramos da rede municipal de Blumenau sobre bullying e também formas de minimizar esta ... -
Bullying homofóbico
(2016)Resumo : A proposta deste artigo é discutir a questão do bullying homofóbico na escola, considerando que essa ação se configura em uma forma de violência que preocupa a esfera educacional e social, uma vez que tem consequências ... -
Bullying escolar : possibilidades de ações pedagógicas
(2016)Resumo : O bullying pode ser compreendido como acontecimentos de violência física ou psicológica, com o objetivo de intimidar um indivíduo ou grupo, que vem incidindo constantemente dentro do espaço escolar, onde até bem ... -
Práticas discriminatórias e exclusões de gênero e diversidade no ambiente escolar : preconceito e evasão
(2016)Resumo : O ambiente escolar brasileiro é composto pela diversidade cultural levando-se em conta a dimensão territorial, os aspectos socioeconômicos e as formas de colonização. O presente artigo tem como objetivo trazer ... -
Livros didáticos de biologia : corpo, gênero e sexualidade
(2016)Resumo : O presente artigo tem como objetivo principal investigar se um livro didático de Biologia do Ensino Médio-1º série, escolhido para esta pesquisa, contempla a temática do corpo, gênero e da sexualidade, na perspectiva ... -
Gênero e esporte : quebrando tabus nas aulas de educação física
(2016)Resumo: A temática de gênero nos debates da Educação Física Escolar, dos esportes e da atividade física é recente, e um dos focos motivadores desses estudos vão ao encontro de superar o modelo tradicional de se pensar o ... -
A escola precisa de uma pedagogia queer?
(2016)Resumo : A busca por uma educação que contemple a diversidade e comporte as diferenças de gênero e sexualidade parte da formulação de uma concepção de educação menos conservadora e mais crítica a acerca das novas realidades. ... -
Bullyng : a intolerância entre estudantes
(2016)Resumo : A violência é um fenômeno crescente na sociedade. A escola, enquanto espaço de interação social não está protegida desses acontecimentos. É nesse espaço que crianças e adolescentes se relacionam, formam grupos de ... -
Como as crianças constroem representações de gênero a partir da descrição física e comportamental de princesas e príncipes dos clássicos contos de fadas
(2016)Resumo : Este artigo apresenta uma reflexão sobre a abordagem dos contos de fadas na sala de aula. Partindo de experiências pessoais, surgiu a necessidade de refletir sobre as estratégias usadas atualmente por grande parte ...