Brincadeira possui gênero? : o papel do professor na mediação da brincadeira na educação infantil
Resumo
Resumo : O interesse pela temática surgiu a partir de leituras de artigos para a elaboração das atividades do curso. O conhecimento aprofundado sobre tal temática contribuirá significativamente para minha formação profissional, pois atuo na educação infantil. Acredito que esse é um tema ainda pouco explorado no âmbito da educação, e que o profissional atuante desse grau de ensino, acaba por agir com despreparo, no momento em que se depara com as atitudes das crianças. Assim o intuído dessa pesquisa é entender como a brincadeira é vista e trabalhada na educação infantil, haja vista que contribuirá de uma forma geral com o âmbito educacional, bem como a sociedade como um todo, uma vez que as contribuições da teoria, a curto, médio e longo prazo, têm ligação com a prática. Assim sendo, torna-se necessário problematizar qual a postura do profissional atuante desta modalidade de ensino, frente aos brinquedos e brincadeiras de seus alunos, levando em consideração o gênero presente nos brinquedos e brincadeiras.