Agressão silenciosa, bullying entre estudantes : causas e efeitos
Resumo
Resumo : o presente estudo de caráter qualitativo tem como ponto de partida abordar aspectos da violência escolar e o fenômeno bullying, entre escolares. Procuramos buscar na revisão da literatura, autores com sólidos conhecimentos no assunto, para que nos garantissem embasamentos teórico e lisura à investigação. A pesquisa foi realizada com 104 estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal CEU EMEF Lajeado, localizada na região leste da Cidade de São Paulo. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário com 14 perguntas abertas, roda de conversa, discussões e debate de ideais, entre pesquisador e os sujeitos pesquisados. Ao final da investigação pudemos constatar, pelos relatos dos estudantes, que existem inúmeros casos de violência no ambiente escolar e, que em outros casos perpassam o muro da escola, foi constatado que o bullying também se faz presente entre parte dos educandos integrantes da pesquisa. Por fim procuramos aprofundar nossos questionamentos buscando respaldo na legislação vigente. O estudo revelou que, dentre os estudantes entrevistados 14,58% dos alunos e 30,35%, afirmaram terem sofrido intimidação, agressão e, que se levando em conta a periodicidade, a frequências e os motivos é afirma que se trata de bullying.