• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gênero e diversidade na escola
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gênero e diversidade na escola
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Agressão silenciosa, bullying entre estudantes : causas e efeitos

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - JOSE BATISTA DE AQUINO.pdf (516.5Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Aquino, José Batista de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : o presente estudo de caráter qualitativo tem como ponto de partida abordar aspectos da violência escolar e o fenômeno bullying, entre escolares. Procuramos buscar na revisão da literatura, autores com sólidos conhecimentos no assunto, para que nos garantissem embasamentos teórico e lisura à investigação. A pesquisa foi realizada com 104 estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal CEU EMEF Lajeado, localizada na região leste da Cidade de São Paulo. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário com 14 perguntas abertas, roda de conversa, discussões e debate de ideais, entre pesquisador e os sujeitos pesquisados. Ao final da investigação pudemos constatar, pelos relatos dos estudantes, que existem inúmeros casos de violência no ambiente escolar e, que em outros casos perpassam o muro da escola, foi constatado que o bullying também se faz presente entre parte dos educandos integrantes da pesquisa. Por fim procuramos aprofundar nossos questionamentos buscando respaldo na legislação vigente. O estudo revelou que, dentre os estudantes entrevistados 14,58% dos alunos e 30,35%, afirmaram terem sofrido intimidação, agressão e, que se levando em conta a periodicidade, a frequências e os motivos é afirma que se trata de bullying.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/51923
    Collections
    • Gênero e diversidade na escola [164]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV