Ensino médico: Recent submissions
Now showing items 1-20 of 21
-
Avaliação contínua da aprendizagem através da aplicação de quiz semanal no ensino da periodontia
(2018)Resumo : A avaliação contínua e de rotina mantém o estudante sob constante estudo, leitura e aprendizado, além de suavizar o impacto das avaliações teóricas formais sobre os critérios tradicionais de aprovação. O objetivo ... -
PBL na formação de acadêmicos de nutrição : uma revisão integrativa - 2008 a 2018
(2018)Resumo : Introdução: as metodologias ativas de ensino, dentre elas o PBL, visam estimular o processo de aprendizagem e comprometimento dos alunos, contudo, na formação de acadêmicos de nutrição parece haver predominância ... -
Nutrição infantil : guia para atendimento ambulatorial : uma proposta de material didático baseado em referenciais da EaD
(2018)Resumo : Os materiais didáticos devem ser ferramentas inovadoras, dinâmicas que favorecem o processo de ensino aprendizagem ao passo que estimulem a autonomia e a reflexão na formação de profissionais dentro dos cursos de ... -
A neurofobia entre alunos e professores do curso de medicina
(2018)Resumo : Introdução: Neurofobia é um fenômeno descrito em 1994 por Josefowicz em que a dificuldade do estudante em aplicar seus conhecimentos em ciências básicas em situações clínicas determina uma aversão deste à neurologia ... -
Influência de diferentes metodologias na aprendizagem do acadêmico de odontologia
(2018)Resumo : O uso de metodologias ativas no ensino é fortemente recomendado. Entretanto, o ensino centrado no professor ainda é abordado em muitas Instituições de Ensino Superior no Brasil. Este estudo foi desenvolvido com ... -
Efeito da educação alimentar e nutricional associado a exergames sobre percepção de alimentação saudável e qualidade muscular de idosas
(2018)Resumo : Introdução: O envelhecimento está associado a redução da força e massa muscular, fatores estes que colaboram para redução de qualidade muscular (QM). Os exergames são uma alternativa para promover hipertrofia, no ... -
Metodologias ativas de ensino nos cursos de graduação em saúde : uma revisão integrativa
(2018)Resumo : A aplicação de metodologias ativas de ensino vem ao encontro de uma demanda importante no ambiente educacional, o aprimoramento da prática pedagógica, principalmente por tornar o aluno um sujeito ativo em sua ... -
Estratégias de ensino em cursos de graduação
(2016)Resumo : Objetivo: verificar as estratégias de ensino que estão sendo discutidas e utilizadas no contexto educacional nacional em cursos de graduação, e também como tem desenvolvido sua aplicação e os resultados alcançados ... -
Avaliação de tecnologias aplicadas no ensino de enfermagem : uma revisão integrativa
(2018)Resumo : Aborda-se as reformulações constantemente requeridas nas estratégias pedagógicas da Enfermagem em resposta à crescente introdução de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), e defende o estabelecimento de ... -
Uso da rede social Facebook como ferramenta pedagógica para o ensino na pós-graduação
(2018)Resumo : As redes sociais têm sido empregadas como ferramentas pedagógicas em diferentes áreas do conhecimento, mas o Facebook tem sido pouco usado com essa finalidade pela Odontologia. O objetivo deste estudo foi analisar ... -
O videogame e a performance em cirurgia por vídeo
(2018)Resumo : O objetivo deste trabalho é fazer uma revisão bibliográfica sobre a relação do uso do videogame e o desenvolvimento de habilidades cirúrgicas. Material e Método: Foi utilizado a base de dados da MEDLINE e Scielo ... -
Passo a passo na elaboração de OSCE (Objective Structured Clinical Examination) para comunicação de más notícias
(2018)Resumo : Introdução: O OSCE (Objective Structured Clinical Examination) avalia habilidades clínicas, conhecimento, atitudes, comunicação e competências profissionais, por meio de estações previamente planejadas para a ... -
Aprendizado Baseado em Equipes (Team Based Learning - TBL) : revisão bibliográfica e relato da experiência inicial com módulo TBL na disciplina de Nefrologia - UFPR
(2016)Resumo : Introdução: A metodologia de aprendizado baseado em equipes (Team Based Learning - TBL) apresenta vantagens em relação aos métodos tradicionais de ensino médico. Por este motivo decidimos revisar e em seguida ... -
Proposta de ensino a distância da ortopedia e traumatologia na graduação médica
(2018)Resumo : Introdução: o ensino a distância é uma modalidade pedagógica com utilização de meios de comunicação e informação não estando presentes no mesmo ambiente geográfico. A qualidade do ensino médico com enfoque ... -
Efetividade da reprodução oral do passo-a-passo em exercícios práticos de simulação de fixação de fraturas
(2016)Resumo : Avaliação da efetividade da fase de reprodução oral do passo-apasso por parte dos alunos antes da execução final de um exercício prático de simulação de fixação cirúrgica de uma fratura da diáfise do rádio. ... -
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES e o curso de Medicina da UFPR
(2016)Resumo : Este trabalho tem como objetivo contribuir para o debate sobre a avaliação do Ensino Superior no Brasil e em especial sobre a avaliação do Curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná. Apresenta um estudo ... -
Avaliação da aplicabilidade da metodologia P.B.L. [Problem Based Learning] na disciplina A.I.S. [Atenção Integral à Saúde]
(2016)Resumo : Existe um reconhecimento internacional da necessidade de mudança na educação de profissionais de saúde frente à inadequação dos cursos em responder às demandas sociais. Considerando a Lei de Diretrizes e Bases da ... -
Uso de Ensino Baseado em Simulação para técnica básica de intubação endotraqueal via orotraqueal
(2016)O ensino médico tem sofrido várias transformações no decorrer dos últimos anos, a evolução do conhecimento tem ocorrido rapidamente exigindo modificações das práticas pedagógicas o que fez surgir ao longo das últimas décadas ... -
Passo a passo : uso de tecnologia da informação e comunicação no estágio obrigatório do curso de medicina
(2016)Resumo : INTRODUÇÃO: As tecnologias da informação e comunicação na produção e distribuição de conhecimentos têm produzido grande impacto na cultura e no ensino médico. Apesar de estarem presentes há décadas e serem ...