Estratégias de ensino em cursos de graduação
Visualizar/ Abrir
Data
2016Autor
Belotto, Maristela do Rocio
Weigert, Simone Planca
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : Objetivo: verificar as estratégias de ensino que estão sendo discutidas e utilizadas no contexto educacional nacional em cursos de graduação, e também como tem desenvolvido sua aplicação e os resultados alcançados para o processo de ensino e aprendizagem. Metodologia: a pesquisa foi realizada a partir de uma revisão sistemática da literatura em bases de dados eletrônicas como o Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Portal da CAPES utilizando descritores e palavras-chave relacionadas ao tema proposto. Resultados: foram selecionados para o desenvolvimento do estudo 15 artigos científicos que se encontravam dentro dos critérios de inclusão pré estabelecidos;.e a partir da análise dos mesmos elaborou-se um quadro sintético contendo dados sobre o ano, autor, objetivos e resultados e ou conclusões. Entre os artigos selecionados, os principais objetivos apresentados foram identificar e analisar as estratégias de ensino utilizadas em cursos de graduação e em ambientes virtuais de ensino, avaliando como os graduandos percebem estas estratégias de ensino e aprendizagem. Conclusões: Ao se proceder à análise e interpretação das pesquisas selecionadas bem como seus resultados pode-se desenvolver um panorama geral sobre as estratégias de ensino que são mais empregadas nos cursos de graduação e disponibilizar material significativo para fundamentar o tema pesquisado. Os estudos pesquisados mostram também que, paralelamente à adoção de novas estratégias de ensino, a tendência é buscar por um pensamento crítico e por uma atitude mais ativa por parte do graduando no processo de aprendizagem, pois isto se caracteriza como um dos objetivos das próprias estratégias de ensino que têm sido utilizadas ao longo dos anos.
Collections
- Ensino médico [21]