Conhecimento dos alunos de medicina do 6° ano sobre doenças musculoesqueléticas
Resumo
Resumo : Objetivos: Avaliar a realidade do ensino e do conhecimento médico sobre as
disciplinas musculoesqueléticas do estudante que cursa o último ano de medicina de
uma Universidade Federal no Brasil. Material e Método: Estudo quantitativo
observacional do tipo transversal, realizado no período de maio a agosto de 2015,
utilizando o teste Freedman e Bernstein traduzido e adaptado para a língua
portuguesa. Os resultados das informações foram analisados pelo teste QuiQuadrado e o p valor considerado estatisticamente significativo foi de p=0,05.
Resultados: Foram avaliados 100 alunos, sendo 62% do sexo feminino e 38% do
sexo masculino, dos quais 72% foram considerados reprovados no teste aplicado
(não obtiveram acertos superiores a 73,1%). Conclusão: Os dados apresentados
são compatíveis com a literatura. Dois terços dos alunos de medicina que estão
prestes a se formar em uma grande Universidade brasileira e ingressar no mercado
de trabalho não estão preparados para o diagnóstico e atendimento de doenças
musculoesqueléticas
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