• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências da Saúde
    • Ensino médico
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências da Saúde
    • Ensino médico
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Passo a passo : uso de tecnologia da informação e comunicação no estágio obrigatório do curso de medicina

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - BEATRIZ ELIZABETH BAGATIN VELEDA BERMUDEZ.pdf (906.7Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Bermudez, Beatriz Elizabeth Bagatin Veleda, 1962-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : INTRODUÇÃO: As tecnologias da informação e comunicação na produção e distribuição de conhecimentos têm produzido grande impacto na cultura e no ensino médico. Apesar de estarem presentes há décadas e serem muito difundidas, há falta de preparação e treinamento dos docentes. OBJETIVO: Demonstrar a utilidade das tecnologias de informação e comunicação no estágio obrigatório de Pediatria do curso de Medicina na otimização do tempo e organização do aprendizado no cuidado à saúde dos adolescentes. MÉTODO: Elaboração do plano da aula sobre a consulta do adolescente, seguido de solicitação de apoio ao Núcleo de Educação à Distância do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (EaD/SEPT) da Universidade Federal do Paraná, preenchimento do roteiro da orientação do atendimento conforme o modelo do serviço e agendamento da gravação de dois vídeos com a equipe do Núcleo de EaD/SEPT. Após as gravações, finalizou-se com a edição dos vídeos e inserção de material complementar no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle. Foi realizado então o cadastramento na plataforma Moodle dos alunos do 6º ano do Curso de Medicina do Complexo Hospital de Clínicas da referida universidade. O controle de acessos aos vídeos/ material e a interação entre alunos e preceptores do estágio com comentários e dúvidas farão parte da avaliação dos doutorandos. RESULTADOS: A orientação do atendimento será disponibilizada na plataforma Moodle para os alunos viabilizando a otimização do tempo de atendimento no Ambulatório dos Adolescentes para a discussão de diagnóstico, tratamento e evolução dos pacientes atendidos, além da organização do estudo on line sobre o tema no período conveniente. CONCLUSÃO: O uso de tecnologias da informação e comunicação inovará a capacitação dos alunos do curso de Medicina do 6º ano durante o estágio obrigatório da Pediatria para a abordagem médica do adolescente e da sua família.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/51830
    Collections
    • Ensino médico [21]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV