• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências da Saúde
    • Ensino médico
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências da Saúde
    • Ensino médico
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Uso da rede social Facebook como ferramenta pedagógica para o ensino na pós-graduação

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - ANTONIO ADILSON SOARES DE LIMA.pdf (2.314Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Lima, Antonio Adilson Soares de, 1968-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : As redes sociais têm sido empregadas como ferramentas pedagógicas em diferentes áreas do conhecimento, mas o Facebook tem sido pouco usado com essa finalidade pela Odontologia. O objetivo deste estudo foi analisar o uso do Facebook como uma ferramenta pedagógica para o ensino da didática da pós-graduação em Odontologia e as reações dos estudantes durante as postagens. Vinte e dois estudantes adultos matriculados numa disciplina da pós-graduação participaram da pesquisa. Os estudantes assistiram às aulas teóricas, desenvolveram atividades práticas a distância via Facebook de maneira individual e em grupo e avaliaram a disciplina por meio de um questionário com perguntas objetivas. As postagens realizadas no Facebook foram analisadas em relação aos seguintes critérios: cumprimento e o tempo para a realização das atividades pelos estudantes. As postagens também foram analisadas em relação à reação dos estudantes. Os resultados revelaram que a maioria dos estudantes eram indivíduos do sexo feminino, na faixa etária entre 26 e 35 anos de idade e com até três anos de formação em Odontologia. Treze (60%) estudantes responderam que as atividades desenvolvidas a distância via Facebook eram um bom recurso pedagógico e apenas 5 (22%) manifestaram dificuldade em executar as tarefas (via fórum de discussões). O computador pessoal (100%), o smartphone (27%) e o tablet (9%) foram os recursos tecnológicos mais usados pelos estudantes para acessar a internet. A maioria dos estudantes cumpriu as atividades programadas a distância via Facebook. No entanto, a maioria das tarefas só era apresentada próximo ao prazo final estabelecido pelo professor. A maioria das postagens no Facebook foi realizada pelo professor e as principais reações dos estudantes eram de "curtidas" e somente faziam comentários quando obrigados. Apesar das suas limitações, o Facebook parece ser um bom recurso pedagógico para ser inserido no ensino da pós-graduação. Além disso, os estudantes ainda se mostram pouco participativos nas atividades didáticas mesmo estando no ambiente virtual do Facebook.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/57459
    Collections
    • Ensino médico [21]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV