• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências da Saúde
    • Ensino médico
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências da Saúde
    • Ensino médico
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Avaliação contínua da aprendizagem através da aplicação de quiz semanal no ensino da periodontia

    Thumbnail
    View/Open
    R - E - JOAO PAULO STEFFENS.pdf (579.0Kb)
    Date
    2018
    Author
    Steffens, João Paulo
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    Resumo : A avaliação contínua e de rotina mantém o estudante sob constante estudo, leitura e aprendizado, além de suavizar o impacto das avaliações teóricas formais sobre os critérios tradicionais de aprovação. O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto da aplicação de quiz semanal sobre a nota da avaliação teórica formal na Disciplina de Periodontia I - disciplina teóricoprática - do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Paraná. Para este estudo observacional retrospectivo, avaliaram-se os campos "nota quiz" e "nota avaliação" dos diários de classe das turmas do primeiro e segundo semestre de 2016, respectivamente "sem quiz" (n=53) e "com a realização de quiz semanal" (n=55). As avaliações teóricas formais foram idênticas para as duas turmas. Os dados referentes ao número de quiz realizados e média das notas de quiz foram tabulados. As análises estatísticas utilizadas foram teste t de Student e coeficiente de correlação de Spearman. A aplicação de quiz semanal deslocou a curva referente às notas de avaliação teórica à direita, sendo que as notas foram significativamente maiores neste grupo (p<0.01). Além disso, houve correlação significativa entre a nota da avaliação teórica e o número de quiz realizados por cada aluno (r=0,39;p<0,01), bem como com a média da nota do quiz (r=0,47;p<0,01). Concluiu-se que a utilização de quiz semanal como instrumento de avaliação da aprendizagem influi positivamente no grau de conhecimento adquirido, provavelmente devido a um maior estímulo à leitura e estudo constante.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/57460
    Collections
    • Ensino médico [21]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV