• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências da Saúde
    • Ensino médico
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências da Saúde
    • Ensino médico
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Metodologias ativas de ensino nos cursos de graduação em saúde : uma revisão integrativa

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - NATHALIE ALVES DOS SANTOS KOUBIK.pdf (270.3Kb)
    Data
    2018
    Autor
    Koubik, Nathalie Alves dos Santos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A aplicação de metodologias ativas de ensino vem ao encontro de uma demanda importante no ambiente educacional, o aprimoramento da prática pedagógica, principalmente por tornar o aluno um sujeito ativo em sua formação com uma boa capacidade crítica e reflexiva acerca do que se é ensinado, características importantes na formação de profissionais de saúde. OBJETIVO: Verificar quais metodologias ativas de ensino têm sido aplicadas nos cursos de graduação em saúde no Brasil e seus resultados. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura. Foram realizadas buscas nas bases de dados: PubMed, Scielo (Scientific Eletronic Library Online) e BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), para selecionar artigos originais publicados entre 2013 e 2018 que tivessem relação com tema. Inicialmente foram encontrados 133 artigos sendo que 23 fazem parte desta revisão, tais artigos abordaram a utilização de metodologias ativas de ensino em diferentes cursos de graduação em saúde. RESULTADOS E CONSIDERAÇÕES FINAIS: A maior parte dos estudos encontrados utilizaram como metodologia ativa de ensino o Problem Based Learning (PBL); seguido daqueles que utilizaram uma combinação variada de metodologias (jogos, debates, vídeos, aprendizagem baseada em problemas, psicodrama, articulação interdisciplinar, portfólio, estudo de texto, dramatização, estudo dirigido, estratégias de educação em saúde, estudos de caso, criação de um blog, aulas práticas de campo em diversos cenários e trabalhos temáticos) e daqueles que utilizaram somente jogos; simulação, problematização, ciclo de discussão de problemas; portfólio; inserção dos alunos na realidade local desde o início do curso e o método do Arco de Charles Maguerez. A utilização de metodologias ativas de ensino apontou boas perspectivas na área da saúde, no entanto, se faz necessário avaliar constantemente a perspectiva dos alunos sobre o uso de tais metodologias bem como a efetividade, além de monitorar as atividades para que seja possível um constante aprimoramento.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/57463
    Collections
    • Ensino médico [21]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV