• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências da Saúde
    • Ensino médico
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências da Saúde
    • Ensino médico
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    PBL na formação de acadêmicos de nutrição : uma revisão integrativa - 2008 a 2018

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - EVELLYN ALVES GORDIANO.pdf (225.2Kb)
    Data
    2018
    Autor
    Gordiano, Évellyn Alves
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Introdução: as metodologias ativas de ensino, dentre elas o PBL, visam estimular o processo de aprendizagem e comprometimento dos alunos, contudo, na formação de acadêmicos de nutrição parece haver predominância do uso de metodologias tradicionais. Para verificar se neste público o PBL resulta em melhor desempenho acadêmico que a técnica tradicional foi realizada a presente revisão integrativa. Métodos: trata-se de uma revisão integrativa com análise de artigos publicados entre 2008 e 2018, direcionada pela seguinte pergunta norteadora "O uso de PBL no ensino de acadêmicos de nutrição, nos últimos 10 anos, tem promovido melhor desempenho que o método tradicional de ensino?" Para tal, foi realizada pesquisa com as palavras chave ensino baseado em problemas ou PBL/ problem-based learning, associada as palavras chaves ciências da nutrição/ nutritional sciences e estudantes de nutrição/students, nutrition. Resultados e discussão: a pesquisa resultou em 110 artigos. Após processo de seleção para resposta a pergunta norteadora foram selecionados três artigos. A análise dos artigos apontou que os acadêmicos apresentaram melhor desempenho quando aplicadas metodologias ativas, ainda, foi apontada a necessidade de métodos diferenciados de avaliação para adaptação a aplicação destas metodologias. Conclusão: são necessários mais estudos na área para que se possa afirmar qual técnica de ensino resulta em melhor desempenho destes acadêmicos, contudo, o uso do PBL parece apresentar bons resultados no desempenho destes.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/57590
    Collections
    • Ensino médico [21]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV