Análise de duas situações de aprendizagem relacionando a variável tempo a desempenho dos alunos e efetividade dos materiais das tarefas individuais programadas
Resumo
Resumo: Esse trabalho constitui-se na utilização de uma modalidade de Tecnologia Educacional denominada Tarefas Individuais Programadas (TIP), elaboradas e aplicadas para a disciplina Currículos e Programas do Curso de Pedagogia ao nível de graduação. O objetivo do presente estudo foi, fundamentalmente, analisar a variável tempo em relação à efetividade do material instrucional construído e ao desempenho dos alunos. O desenvolvimento do estudo ocorreu com dois grupos caracterizados pelas duas situações de aprendizagem, definidas como: a) Situação Tempo Aberto e b) Situação Tempo Fechado. O problema básico que originou a pesquisa decorreu de dados observados durante a realização do estudo-piloto, quanto a influencia da variável tempo e foi definido com relação à efetividade dos materiais instrucionais das TIP, nas duas situações já especificadas, abrindo-se o problema em quatro questões relacionadas com: a) atingimento dos objetivos segundo critério preestabelecido; b) tempo gasto pelos alunos para realização das TIP; c) dependência dos alunos em relação ao professor para desenvolver as TIP; d) efetividade do instrumento de medida. O problema e as questões a ele relacionadas geraram as seguintes hipóteses, que foram testadas durante esse estudo. 1. Não existem diferenças significativas no atingimento dos objetivos, conforme critério preestabelecido, verificadas nos resultados do pós-teste extensivo, para os alunos do GSTA e GSTF, no Curso de Pedagogia (primeiro bimestre, do segundo semestre de 1978), na disciplina Currículos e Programas, na Universidade Federal do Paranã, utilizando TIP. 2. Não existem diferenças significativas entre alunos no grupo com variável Tempo Aberto e no grupo com variável Tempo Fechado, baseadas nas medias de consultas feitas pelos alunos ao professor, durante o Curso de Pedagogia (primeiro bimestre, do segundo semestre de 1978), na disciplina Currículos e Programas, na Universidade Federal do Paraná, utilizando TIP. 3. Não existem diferenças significativas entre alunos, no grupo com variável Tempo Aberto e no grupo com variável Tempo Fechado, baseadas na comparação de medias de tempo gasto para desenvolvimento do material instrucional, durante o Curso de Pedagogia (primeiro bimestre, do segundo semestre de 1978), na disciplina Currículos e Programas, na Universidade Federal do Paranã, utilizando TIP. 4. Baseado na análise dos itens do pós-teste extensivo, em relação ao desempenho dos alunos, em cada objetivo, nos dois grupos Situação Tempo Aberto e Situação Tempo Fechado, o instrumento de avaliação (pós-teste extensivo) e efetivo quando aplicadas técnicas de análise: índice de dificuldade, índice de discriminação e técnicas de análise de confiabilidade baseado no método de duas metades, (split half). O critério para analise - medida dos resultados em termos de aprendizagem - foi de que 80% dos alunos atingiram 50% dos objetivos, ou seja, responderiam corretamente a um de cada dois itens do pós-teste extensivo, para cada objetivo das TIP. A testagem das hipóteses realizou-se com uma amostra de 28 alunos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná, distribuídos conforme as possibilidades dos mesmos, na disciplina Currículos e Programas, nos meses de agosto e setembro de 1978. A amostra foi dividida em dois grupos de 14 alunos cada um, denominados nesse estudo, Grupo Situação Tempo Aberto e Grupo Situação Tempo Fechado. O primeiro, caracterizado como grupo em que os alunos trabalharam mais livremente, com relação ao uso e distribuição do tempo, escolha do local e presença do professor, para realização da TIP; o segundo, caracterizado como grupo em que os alunos trabalharam em sala de aula, em horário preestabelecido e com a presença permanente do professor. O instrumento de medida do desempenho dos alunos ao final do desenvolvimento dos materiais instrucionais foi o pós-teste extensivo, composto de 84 itens correspondentes aos 11 objetivos das TIP. 0 tempo gasto e as consultas feitas ao professor foram registradas pelos alunos, durante o desenvolvimento das TIP e serviram de controle ao professor para verificar como se comportaram os dois grupos em relação a esses aspectos. O tratamento utilizado para testagem das hipóteses foi: - para a hipótese 1 - X2 aplicado em relação ao critério no GSTA e no GSTF com 14 alunos cada um, e P > 0,05 (df = n - 1) ; - para a hipótese 2 - teste "t" de Student para pequenas amostras para os dois grupos: GSTA e GSTF com P > 0,05 (df = n^ + - 2); - para a hipótese 3 - teste "t" de Student para pequenas amostras para os dois grupos: GSTA e GSTF com P> 0,05 (df = n^ + - 2); - para a hipótese 4 - cálculos de índices de dificuldade e de discriminação e analise de confiabilidade baseada no método de duas metades (split half) com P > 0,05 (df = n - 1). Os instrumentos utilizados foram as cinco TIP, o pós-teste extensivo, complementados, com fichas de registro de observações feitas pelos alunos e ficha de dados dos alunos. Com base no tratamento dos dados obtidos durante o estudo, tem-se como resultados sobre a não rejeição ou rejeição das hipóteses os seguintes: hipótese 1 não rejeitada; hipótese 2 não rejeitada; hipótese 3 não rejeitada para o global das TIP e para as TIP 3, 4 e 5, rejeitada para as TIP 1 e 2; hipótese 4 rejeitada com relação a alguns itens do pós-teste extensivo, no que se refere a índices de discriminação e de dificuldade e com relação a coerência interna do pós-teste extensivo. Como conclusões e recomendações sumariza-se o seguinte: . relativa efetividade dos materiais instrucionais das TIP, ressalvando-se os pontos falhos apontados; . necessidade de revisão e reformulação de pontos considerados deficientes no material instrucional utilizado nesse estudo; . elaboração e testagem de TIP para todos os assuntos da disciplina Currículos e Programas; . testagem do material instrucional das TIP em outras situações, relacionando outras variáveis e utilizando outras populações e amostras; . aplicação e testagem das TIP por outros professores de disciplina de Currículos e Programas; . disseminação do estudo por meio de conferencias, seminários, reuniões e publicações.
Collections
- Dissertações [900]