Análise dos resultados globais e parciais obtidos nos testes ABC relacionando os efeitos da pré-escolaridade, do nível sócio-econômico e da interação entre ambos sobre a prontidão para leitura e escrita
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Data
1980Autor
Peixoto, Maria Inês Hamann, 1947-
Metadata
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Resumo: A pesquisa tem por objetivo: 91) Verificar a influência das variáveis pré-escolaridade e nível sócio-econômico (NSE), como também a interação entre ambas, sobre os escores de prontidão medidos pelos Testes ABC, na sua totalidade e em cada um dos oito testes que o compõe;. (2) Verificar a intensidade com que as atividades relacionadas com a prontidão para leitura e escrita são realizadas nas classes de pré-escolar; (3) Verificar a intensidade com que atividades ligadas à prontidão para leitura e escrita são realizadas em casa, pelos sujeitos da pesquisa. A amostra, selecionada aleatoriamente, constituiu-se de 72 sujeitos, sendo 36 de NSE alto e 36 de NSE baixo, matriculados na 1ª série do 1º Grau em 8 escolar da Rede Estadual de Ensino, dentro do Município de Curitiba. O tratamento estatístico utilizado foi a análise de vaiância para esquemas fatoriais 2x2. Os principais resultados encontrados foram: (a) A pré- escolaridade influi significativamente nos índices de prontidão; (b) o NSE afeta significativamente os índices de prontidão; (c) Não existe interação significativa entre as variáveis pé-escolaridade e NSE com relação aos índices de prontidão; (d) A pré-escolaridade não afeta significativamente os índices de prontidão dos sujeitos de NSE alto, mas afeta significativamente os índices de prontidão dos sujeitos de NSE baixo; (e) Os fatores relacionados com os testes 1 a 7 dos Testes ABC são os que diferenciam significativamente os sujeitos com e sem pré-escolaridade; (f) Os fatores relacionados com os testes3 e 8 dos Testes ABC são os que diferenciam significativamente os sujeitos NSE alto e do NSE baixo.
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