Produção divergente e currículo
Resumo
Resumo: As características do homem brasileiro e do mundo contemporâneo direcionaram o enfoque desta Dissertação: o estudo das habilidades intelectivas relacionadas à produção de uma variedade de respostas para uma mesma situação apresentada e das implicações curriculares decorrentes do valor atribuído a estas habilidades. O exame dos fundamentos a respeito da natureza da inteligência levou a adotar o modelo proposto por J.P. GUILF0RD, de nominado "estrutura do intelecto", composto pelas categorias de operações, conteúdos e produtos, onde cada categoria intersepta as duas outras, gerando uma habilidade diferente. Assim, resultam 24 (vinte e quatro) habilidades de produção divergente, descritas no desenvolvimento do trabalho. Para atender aos objetivos de a) ordenar as habilidades de produção divergente de acordo com a importância dada por profissionais de diferentes campos do conhecimento em relação ao ensino de 1º e 2º graus e b) analisar implicações da valoração encontrada tendo em vista o planejamento de currículo para os mesmos graus de ensino; a amostragem constituiu-se das informações fornecidas por 3 (três) professores de cada Departamento da Universidade Federal do Paraná. O tratamento estatístico efetuado pelo coeficiente de concordância de KENDALL e pela análise de variância simples, complementados pelo teste de SCHEFFÊ, possibilitou extrair implicações curriculares relativas aos fins e objetivos, à organização de conteúdos, à seleção e organização de experiências de aprendizagem, à avaliação, que são abordadas considerando a valoração atribuída às habilidades, ao significado da produção divergente, aos resultados encontrados quanto aos conteúdos e produtos. Atingidos os objetivos propostos e com base nos problemas levantados, nas hipóteses e na análise dos resultados, apresentam-se as conclusões da pesquisa, bem como sugestões de problemas que merecem estudos posteriores. Abstract: The characteristics of the Brazilian people and those of the Modern World led to the focus of this Dissertation, i.e.. to the study of the intellectual abilities related to the production of a variety of different responses to a given situation and the curricular implications dependent on the value attributed to such abilities. The study of the foundations of the nature of intelligence suggested the adoption of the model proposed by J.P.GUILFORD, named "structure of intellect", which is made up of categories of operations, contents and products, where each category inter sects the other two, generating a different abi1ity. From this result 24 divergent-production abilities which are described in this paper. In order to meet the objectives of: a) ordering the divergent-product ion abilities according to the importance given to them by professionals indifferent fields of knowledge in Elementary and Secondary Education; b) analyzing the implications of the valuation found to the Curriculum planning in Elementary and Secondary Education; the sample selected consisted of 3 teachers of each Department of the Federal University of Parana State in Brazil. The statistical treatment, using KENDALL's coefficient of concordance and analysis of variance, supported by SCHEFEÉ's test, made it possible to reach curricular implications related to the aims and objectives, the organization of contents, the selection and organization of learning experiences and the evaluation, all of them studied in accordance to the value attributed to the abilities, to the meaning of divergent-production and to the findings related to contents and products. Attaining the proposed objectives and based on the problems that were raised, in the hypothesis and the analysis of the findings, the conclusions of this research are given, as some suggestions for further studies on some other problems arisen. Resumé: Les caractères de l'homme brésilien et les phénomènes du monde contemporain on conduit au sujet de ce mémoire: l'étude des capacités intellectuelles relatives à la production d'une variété de réponses pour une même situation qui se présente et les implications dans les programmes d'enseignement résultant de l'importance donnée à ces capacités. L'examen de la théorie sur la nature de l'intelligence nous a conduit a opter pour le modèle proposé par J. P. GUILFORD, appelé "structure de l'intelligence", composé par catégories d'opérations, de contenus et de produits, où chaque catégorie touche les deux autres, en créant une capacité différente. De cela résultent 24 capacités de production divergente, décrites dans le développement du mémoire. Pour atteindre les objectifs suivants: a) classer par ordre d'importance les capacités de production divergente suivant l'avis donné par les professionnels des différents domaines de connaissance, en relation avec l'enseignement primaire et secondaire; b) analyser les implications de la valorisation résultante en vue de l'établissement des programmes de l'enseignement primaire et secondaire; 3 professeurs de chaque Département de l'Université Fédérale du Parana ont servi d'échantillon pour l'étude statistique. Le traitement statistique effectué par le coefficient de concordance de KENDALL et par l'analyse de la variance simple, complété par le test de SCHEFFÉ, a permis d'établir les conséquences, au niveau de l'enseignement, relatives aux objectifs généraux et particuliers, aux contenus des programmes, â la sélection et à l'organisation d'expériences d'apprentissage, a l'évaluation, qui sont abordées en considérant l'importance attribuée aux capacités, à l'idée de production divergente, aux résultats obtenus quant aux contenus et aux produits. L'étude a pleinement atteint les objectifs qu'elle s'était fixées. Mais les résultats suggèrent qu'il serait souhaitable d'effetuer des recherches postérieures.
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