Publicidade e Propaganda: Recent submissions
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Os jovens publicitários em (de)formação em tempos de pandemia : experiências discentes no ensino remoto emergencial de publicidade e propaganda
(2021)Resumo : Enquanto os novos estudantes que ingressam nos cursos de Publicidade e Propaganda deparam-se com o cenário estagnado (MARTÍN-BARBERO, 2014), permeado de práticas institucionalizadas (BERGER, LUCKMANN, 2008), e ... -
Tiktok e indústria musical : viralização da música "Acorda Pedrinho" na plataforma e sua relação com a cultura participativa
(2023)Resumo : Em junho de 2022, a música "Acorda Pedrinho" da banda Jovem Dionísio permaneceu no topo da parada da Billboard durante 3 semanas após a repercussão da canção na rede social TikTok. Este trabalho visa investigar a ... -
"Looking for attention" : uma análise da marca de K-Pop "NewJeans" e suas materialidades
(2023)Resumo : O presente trabalho tem como objetivo compreender as expressões visuais e estratégicas do grupo feminino de K-Pop "NewJeans", enquanto marca mercadológica. O recorte de estudo tem como foco a análise do álbum ... -
A publicidade como ferramenta para a perpetuação do slow food para a geração Z
(2023)Resumo : O artigo apresenta uma análise exploratória dos hábitos alimentares e de consumo da geração Z, estabelecendo um paralelo entre a sustentabilidade e a publicidade. Descreve-se o impacto das práticas industriais e ... -
Eu vi no TikTok : um estudo de caso do marketing de influência do perfil "o que fazer Curitiba"
(2023)Resumo : O presente estudo investigou a influência do perfil "O Que Fazer Curitiba" nas redes sociais, com foco no TikTok, e seu impacto no comportamento de consumo dos indivíduos. A pesquisa destacou a transformação do ... -
Duolingo : uma análise sobre a comunicação digital da marca e o humor como conexão com o usuário
(2023)Resumo : O presente estudo analisa a construção da comunicação digital, com ênfase nas redes sociais, e seu impacto na reputação e expansão da marca Duolingo, uma plataforma de aprendizado de idiomas. Através de uma ... -
De AACOS para AACOD : um rebranding de atlética
(2023)Resumo : Os impactos da Covid-19 no mundo foram avassaladores, afetando, inclusive, o engajamento e a percepção das Associações Atléticas Acadêmicas. Após dois anos sem qualquer tipo de integração esportiva e festiva, a ... -
Um case de reconstrução : as ações de marketing de relacionamento da AACOD no pós-pandemia
(2023)Resumo : A partir do primeiro semestre de 2020, a pandemia de Covid-19 alterou significativamente a dinâmica entre marcas e consumidores, além de impactar negativamente movimentos e entidades estudantis, que perderam parte ... -
Brazilcore : representação da brasilidade na moda internacional
(2023)Resumo : Uma das tendências de moda do verão europeu em 2023, denominada BrazilCore, testemunhou uma adesão expressiva por parte de influencers e artistas nacionais e internacionais, que incorporaram as vibrantes cores ... -
Análise da gamificação e design de usuário da plataforma Duolingo
(2023)Resumo : Este trabalho apresenta o estudo de algumas estratégias utilizadas pelo aplicativo de ensino de línguas online, Duolingo, para motivar de forma lúdica e amigável seu usuário final. O objetivo é a análise das ... -
Não é só frango e polenta : construção da campanha institucional 2024 da família Madalosso
(2023)Resumo : O presente trabalho explorou estratégias publicitárias em uma campanha 360 para a marca Família Madalosso, o maior restaurante da América Latina. A análise metodológica utilizou ferramentas como a pesquisa documental, ... -
Rastur ecoturismo e aventura : um plano de comunicação de marketing para o mercado off-road
(2019)Resumo : O que começou apenas como uma forma de renda extra, e até mesmo diversão, em poucos anos se tornou um negócio lucrativo e promissor ao adentrar um segmento de mercado ainda pouco delimitado. Essa é a Rastur ... -
Um leão por dia : como funciona o processo criativo de redatores e redatoras publicitários
(2019)Resumo : O presente trabalho busca entender o processo criativo de redatores e redatoras publicitárias, além de estudar a criatividade e os impactos da inovação e tecnologia no fazer criativo. Para tal, a abordagem teórica ... -
Quem somos nós? : Voyeurismo midiático e a formação de subjetividades a partir de "O show de Truman"
(2021)Resumo: A onipresença dos espaços midiáticos impulsionou a pulsão escópica do homem de ver e ser visto. A prática de se colocar na mídia para sustentar o voyeurismo e o exibicionismo gera questionamentos de quem somos, ... -
Opinião e provocação como ativismo digital : as estratégias retóricas dos vídeos-manifestação do canal "Mamãe Falei" no Youtube
(2019)Resumo : Este trabalho desenvolve uma análise qualitativa do ativismo digital presente em um recorte dos vídeos do canal de YouTube Mamãe Falei. O canal é apresentado como uma plataforma de divulgação das ideias de um dos ... -
A publicidade como aliada na luta LGBTQIA+ : estudo de caso da marca Burger King e os mecanismos de comunicação para problematizar a LGBTQIA+fobia
(2024-01-04)Resumo: No Brasil, há uma morte por homofobia a cada 16 horas. Com um consumidor cada vez mais interessado no posicionamento das marcas que consome, a publicidade tem trilhado um processo de conscientização e mobilização ... -
Me poupe! : uma análise do discurso sobre educação financeira no Youtube
(2019)Resumo : O presente trabalho tem como finalidade promover uma análise qualitativa do canal Me Poupe!, hospedado no Youtube e criado e apresentado por Nathalia Arcuri. Criado em 2015, o canal Me Poupe! veio para desmistificar ... -
League Of Legends : engajando comunidades virtuais na era da convergência
(2019)Resumo : Essa pesquisa tem como objetivo entender, por meio da ótica das comunidades virtuais, como a empresa Riot Games — desenvolvedora do jogo de computador League of Legends — utiliza ferramentas de engajamento em redes ... -
"Segue o baile: um rolê de outro mundo" : uma proposta de campanha de game
(2022)Resumo : O mercado de games está há muito tempo em um estado de expansão, que foi potencializado ainda mais durante o período de isolamento social, alcançando uma receita estimada de US$177,8 bilhões em 2020 e uma projeção ...