A campanha gift shop Balanciaga e as pinturas de Goya : um estudo comparativo dos papéis do grotesco
Resumo
Resumo : Este artigo realiza uma análise comparativa entre dois conjuntos imagéticos que se utilizam da estética do grotesco: a campanha Gift Shop da Balenciaga e as pinturas de Goya, considerando seus respectivos contextos socioculturais e históricos, com o intuito de discutir o uso do grotesco na publicidade e entender a estratégia do choque e sua repercussão dentro do contexto social. O desenho metodológico da pesquisa se norteia pela perspectiva da análise comparativa (Fachin, 2006) e a técnica utilizada é a de análise da imagem, proposta por Martine Joly (2007), considerando seu modo de produção de sentidos. Como operadores teóricos para a construção do modelo de análise, partimos das discussões sobre o Grotesco como linguagem na Arte e na Comunicação. A pesquisa verificou as características em comum nas definições do grotesco de Kayser, Eco e Sodré, reafirmando seu sentido artístico, e as características do sensacionalismo de Danilo Angrimani. O primeiro, com aspectos artísticos, se fez presente no grotesco das obras de Goya e o segundo, sensacionalista, se revelou na campanha analisada, representando também um ataque aos direitos fundamentais da infância
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