Planejamento e criação de campanha para a produtora Tumpats Áudio
Resumo
Resumo : Este trabalho apresentará um problema real de comunicação encontrado pela empresa Tumpats Áudio durante a fase de lançamento da marca. Após a delimitação da problemática, são realizados todos os procedimentos para desenvolver um conjunto de soluções adequadas para o caso. Estes procedimentos são partes de um trabalho de branding. Em uma primeira fase chamada briefing, ocorre o levantamento de todas as informações pertinentes a respeito da própria empresa e das condições de mercado. A segunda etapa é a do planejamento criativo, onde as informações do briefing serão interpretadas juntamente com os resultados de uma pesquisa exploratória para produzir um plano de ação eficiente para a marca. Este plano envolve estratégias de mídia, comunicação, planos de ação e um insight criativo, isto é, uma mensagem central que deverá pautar toda a etapa seguinte. A terceira etapa é a da criação publicitária, onde todas as diretrizes previstas no briefing e no planejamento criativo são convertidas em uma campanha publicitária capaz de atender às necessidades da Tumpats Áudio. Desse processo resulta um trabalho de branding sólido, baseado em uma metodologia acadêmica, além de uma estratégia de comunicação eficiente em pautar o processo de lançamento da marca. Este trabalho teve como principais bases as obras "Propaganda de A a Z" de Rafael Sampaio, "A Arte do Planejamento" de Jon Steel, "Branding" de José Roberto Martins, "ABCD do Planejamento" da agência Lowe Portugal, "Pesquisa de Marketing" de NareshMalhotra, "Mídia" de Rodolfo Nakamura e "Manual Prático de Criação Publicitária" de Flávio Waiteman Abstract : This paper presents a real communication problem encountered by the Tumpats AudioCompany during the brand launch. After defining the problem, all procedures are carried out in order to develop a set of solutions for this case. Theseprocedures are parts of a branding work. In the first phase, called briefing, occurs a survey of all relevant information about the company and market conditions. The second step is the Creative Planning, in which the briefing information will be interpreted along with the results of an Exploratory Research to produce an effective action plan for the brand. This plan involves strategies of media, communication, action plans and a creative insightthat should guide the next step. Thethird phase is the Advertising Creation, where all the guidelines provided in the briefing and planning are converted to a creative advertising campaign which meets the necessities of Tumpats Audio. This process results in a solid branding work,based on an academic methodology, and an effective communication strategy to guide the brand launching process.This work is based mainly on "Propaganda de A a Z" of Rafael Sampaio, "A Arte do Planejamento" of Jon Steel, "Branding" of José Roberto Martins, "ABCD do Planejamento" of the Lowe Agency Portugal, "Pesquisa de Marketing" of NareshMalhotra, "Mídia" of Rodolfo Nakamura and "Manual Prático de CriaçãoPublicitária" of FlávioWaiteman
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