Navegação Filosofia da educação por título
Itens para a visualização no momento 53-69 of 69
-
População em situação de rua e teoria crítica de Theodor Adorno na educação : algumas interlocuções
(2017)Resumo: A miséria humana, ainda que condição recorrente nos diferentes momentos da história, amplia-se na contemporaneidade diante da crescente desigualdade social que alimenta o modelo capitalista instituído, necessário ... -
Por uma educação para a autonomia : contribuições de Kant e Popper
(2017)Resumo: O objetivo principal desta pesquisa é traçar um paralelo entre Immanuel Kant e Karl Popper no que se refere a educação. Podemos verificar que em Kant, a moral se faz importante para a educação, na medida em que ... -
Possibilidades e limites de uma educação para a emancipação, em Theodor W. Adorno
(2015)Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar o papel de uma educação para a emancipação na obra de Theodor W. Adorno. Para tanto, faz-se necessário entender precisamente do que o homem precisa ser emancipado. Ver-se-á ... -
A questão da educação na filosofia de Kant : contribuições para pensar a educação atual do infantil ao ensino médio
(2013)Resumo: Na filosofia da educação kantiana toma-se como ponto de partida a existência de um "sentido" para a espécie humana um sentido que tem uma finalidade, isto é, a moralidade. "O homem não pode tornar-se um verdadeiro ... -
Reflexões sobre educação a partir da filosofia prática de Immanuel Kant : o sentido da educação, suas dificuldades e possibilidades em função do esclarecimento
(2013)Resumo: Este trabalho tem como principais fontes de estudo textos de Immanuel Kant referentes à sua filosofia prática, a saber, « À paz perpétua » , « Fundamentação da metafísica dos costumes » , « Ideia de uma história ... -
Reflexões sobre o cidadão crítico e autônomo nas Diretrizes Curriculares para o ensino de filosofia no Estado do Paraná
(2011)Resumo: A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e os demais documentos oficiais que regem a educação no Brasil citam a formação do cidadão crítico e autônomo como um dos principais objetivos a serem alcançados ... -
Reflexões sobre o conceito de vontade e o ensino de filosofia
(2011)Resumo: O objetivo deste estudo Ø apresentar aproximaies reflexivas que visem uma possvel sistematizaªo do conceito de vontade como forma de pensar os limites e possibilidades do processo educacional sob esta tica volitiva ... -
A relação do ideal kantiano de esclarecimento com a educação pós-moderna
(2015)Resumo: A presente monografia se propõe a buscar estabelecer de forma simples e coesa a relação encontrada entre o ideal de esclarecimento e alguns modelos de educação formulados no período pós-moderno. Para tanto, serão ... -
A relação entre educação e política em Hannah Arendt : acolhimento à singularidade e amor mundi
(2015)Resumo: A presente monografia se propõe a buscar estabelecer de forma simples e coesa a relação encontrada entre o ideal de esclarecimento e alguns modelos de educação formulados no período pós-moderno. Para tanto, serão ... -
A relevância da educação para a formação moral do homem na filosofia de Immanuel Kant
(2011)Resumo: Este trabalho visa analisar a teoria kantiana da educação, tendo como foco principal a formação moral do sujeito. No decorrer de nossa investigação notamos que segundo Kant, o homem é a única criatura que necessita ... -
O sentido da educação que vem da experiência em John Dewey
(2019)Resumo : O presente trabalho visa compreender o significado da experiência para a educação escolar, além do papel da escola e do educador para o desenvolvimento da educação que vem da experiência segundo Dewey. A metodologia ... -
O Ser pinhaiense ante a irrupção do Outro haitiano : um encontro pedagógico de reconhecimento ou de dominação?
(2015)Resumo: Ante o fenômeno da imigração haitiana para o Brasil, especificamente no município de Pinhais, este trabalho traz em si o desejo de iniciar uma discussão filosófica sobre a irrupção do Outro haitiano no horizonte ... -
Tecnologia digital : apontamentos éticos e epistemológicos para a educação
(2019)Resumo : Esta pesquisa bibliográfica tem por finalidade investigar o uso das tecnologias digitais na educação e possíveis apontamentos éticos e epistemológicos. Os processos educacionais sempre estiveram intimamente ... -
A teoria crítica da sociedade e conceito de autonomia intelectual no campo da educação
(2010)Resumo: Este trabalho apresenta algumas considerações acerca do processo de construção da autonomia intelectual. Questionou-se, como o entendimento claro do significado do conceito de autonomia, bem como das possibilidades ... -
Teorias sobre a identidade de gênero e sua problemática na educação : apresentação das questões sob a perspectiva filosófica
(2019)Resumo: O presente texto discute diferentes teorias de gênero, tendo como foco principal a formação da identidade e suas implicações nas propostas de políticas públicas para a educação. A investigação observou que os ... -
The time is out of joint - educação e autoridade : a crise na educação segundo Hannah Arendt
(2010)Resumo: A educação é para Hannah Arendt uma atitude conservadora que visa proteger o status quo contra a avassaladora força do novo que está em potência a cada nascimento. Por outro lado, visa também a proteger o novo ... -
Traços éticos e estéticos do pensamento de Foucault e a educação : elementos para uma aproximação
(2019)Resumo : O objetivo geral deste trabalho é aproximar ética e educação a partir de uma leitura do livro História da sexualidade 3: O cuidado de si, de Michel Foucault. Propõe-se interpretar e compreender a noção de cuidado ...