Navegação Filosofia da educação por data do documento
Itens para a visualização no momento 1-20 of 69
-
The time is out of joint - educação e autoridade : a crise na educação segundo Hannah Arendt
(2010)Resumo: A educação é para Hannah Arendt uma atitude conservadora que visa proteger o status quo contra a avassaladora força do novo que está em potência a cada nascimento. Por outro lado, visa também a proteger o novo ... -
A teoria crítica da sociedade e conceito de autonomia intelectual no campo da educação
(2010)Resumo: Este trabalho apresenta algumas considerações acerca do processo de construção da autonomia intelectual. Questionou-se, como o entendimento claro do significado do conceito de autonomia, bem como das possibilidades ... -
A cultura do educador nos primeiros escritos de Friedrich Nietzsche
(2011)Resumo: Por meio de uma análise crítica à cultura de seu tempo, Friedrich Nietzsche (18661900) se propõe em seus primeiros escritos encontrar a resposta a sua indagação, a saber: como formar o homem intelectual e moralmente, ... -
Pensamento complexo em Edgar Morin : contribuições para a educação ética
(2011)Resumo: Esta pesquisa qualitativa tece considerações sobre a importância do pensar complexo na educação atual, seus desafios e sua urgência para reformular o currículo escolar nesta perspectiva. Há uma necessidade de se ... -
A educação na sociedade disciplinar na perspectiva de Foucault
(2011)Resumo: O objetivo deste trabalho é entender a educação na sociedade contemporânea a partir da perspectiva de Foucault. Para tanto visualizaremos uma arqueologia do saber através da obra de Foucault, ou seja, uma analise ... -
Reflexões sobre o conceito de vontade e o ensino de filosofia
(2011)Resumo: O objetivo deste estudo Ø apresentar aproximaies reflexivas que visem uma possvel sistematizaªo do conceito de vontade como forma de pensar os limites e possibilidades do processo educacional sob esta tica volitiva ... -
A perda da autoridade do professor e as violências na sala de aula : possíveis delineamentos em Hannah Arendt
(2011)Resumo: O texto pretende abordar a crise da autoridade do professor. A questão que se propõe é fazer uma análise da perda da autoridade do professor e sua relação com a geração de violências no espaço da escola, mais ... -
Autonomia e educação em Kant
(2011)Resumo: Pretende-se com o presente trabalho compreender como a educação baseada no ideal de autonomia e esclarecimento proposto por Kant pode ajudar a pensar a educação nos dias atuais na realidade de um país como o Brasil, ... -
Filosofia e Ciência : a importância de "andarem juntas" no cotidiano escolar
(2011)Resumo: Esta monografia busca trazer fundamentos da filosofia e da ciência e como acontecem as relações entre estas no cotidiano escolar. No presente trabalho serão expostas concepções teóricas de pensadores como Dewey e ... -
Reflexões sobre o cidadão crítico e autônomo nas Diretrizes Curriculares para o ensino de filosofia no Estado do Paraná
(2011)Resumo: A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e os demais documentos oficiais que regem a educação no Brasil citam a formação do cidadão crítico e autônomo como um dos principais objetivos a serem alcançados ... -
O mito e seu uso como instrumento pedagógico
(2011)Resumo: O mito pode ser um instrumento pedagógico? É o que o pretendemos desenvolver ao longo desta pesquisa. O mito sempre foi usado pelo homem. A História nos mostra que ele está presente nas sagas, nas religiões, e nos ... -
A formação moral do homem e do cidadão segundo a filosofia de Rousseau
(2011)Resumo: O objetivo deste trabalho é refletir como se dá a formação moral do homem e do cidadão na perspectiva de Rousseau. O presente estudo consta de três capítulos: no primeiro fazemos uma reflexão sobre o estado de ... -
O ensino da filosofia sobre bases existenciais : a ruptura com o dogmatismo e a conquista do filosofar
(2011)Resumo: Esta monografia tem como objetivo evidenciar que a conquista da filosofia e a possibilidade do seu ensino-aprendizagem só se manifesta mediante o ato do filosofar. Bornheim e outros filósofos como Jaspers, Husserl, ... -
A relevância da educação para a formação moral do homem na filosofia de Immanuel Kant
(2011)Resumo: Este trabalho visa analisar a teoria kantiana da educação, tendo como foco principal a formação moral do sujeito. No decorrer de nossa investigação notamos que segundo Kant, o homem é a única criatura que necessita ...