• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Filosofia da educação
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Filosofia da educação
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A relação entre educação e política em Hannah Arendt : acolhimento à singularidade e amor mundi

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - HELOISA HELENA RIBEIRO SCHMAEDECKE.pdf (579.8Kb)
    Data
    2015
    Autor
    Schmaedecke, Heloisa Helena Ribeiro
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A presente monografia se propõe a buscar estabelecer de forma simples e coesa a relação encontrada entre o ideal de esclarecimento e alguns modelos de educação formulados no período pós-moderno. Para tanto, serão analisados o conceito de Aufklärung tal como o descreve Kant em seu escrito original, bem como sua concepção sobre o correto trato da educação. Também será tratado, em uma segunda parte, o contraste conceitual entre esclarecimento e emancipação, além da apresentação de modelos educacionais concebidos no período pós-Revolução Francesa. Após concluídas todas as citadas etapas, traçar-se-á o paralelo comparativo entre as vertentes apresentadas de modo a evidenciar as possíveis confluências e divergências entre ambas.
     
    Abstract: It is intended by the present research analyze and determine in an understandable and objective way, the relationship among the enlightenment thoughts and some education models that have been raised in postmodern era. In order to reach the objective it will be examined the concept of Aufklärung, according to Kant’s writings, as well his considerations concerning education. It is going to be discussed too, at the second part of the text, on the differences between enlightenment and emancipation. We will also expose some education models established after the French Revolution. Once completed all those aims, then it will be done a comparison of all tendencies discussed so far to verify the differences and similarities among them.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/50846
    Collections
    • Filosofia da educação [69]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV