The time is out of joint - educação e autoridade : a crise na educação segundo Hannah Arendt
Resumo
Resumo: A educação é para Hannah Arendt uma atitude conservadora que visa proteger o status quo contra a avassaladora força do novo que está em potência a cada nascimento. Por outro lado, visa também a proteger o novo diante do velho. Pois, metaforicamente falando, somente à sombra da luz, da publicidade que advém do mundo público, é que a criança pode se nutrir do solo onde é criada. O solapamento das esferas privada e pública e a concomitante sobrelevação da esfera social desencadeou no mundo moderno a perda de autoridade. Na educação, o profissional que mediaria o velho e o novo, não tem mais o fio condutor da tradição e, portanto, os critérios que lhe davam autoridade e que lhe serviam como amparo. Isso graças ao esgarçamento totalitário que não permite a retomada de velhos paradigmas. Sobrevindo uma grande aporia uma vez que a natureza da educação não permite que se abra mão nem da autoridade, nem da tradição. Partindo de noções como crise, autoridade, esfera privada, pública e social; compreender o lugar da educação no pensamento arendtiano