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    Reflexões sobre o conceito de vontade e o ensino de filosofia

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    R - E - DANIEL SOCZEK.pdf (348.6Kb)
    Data
    2011
    Autor
    Soczek, Daniel
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O objetivo deste estudo Ø apresentar aproximaies reflexivas que visem uma possvel sistematizaªo do conceito de vontade como forma de pensar os limites e possibilidades do processo educacional sob esta tica volitiva da aªo no que incide, principalmente, disciplina de Filosofia e seu ensino. A pergunta norteadora desta monografia Ø: como seria possvel despertar o interesse de alunos de ensino mØdio para o estudo da Filosofia? As reflexies aqui sistematizadas estªo centradas na crtica ao conceito de vontade no pensamento de Rousseau e Habermas e apontam para a possibilidade de viabilizar o exerccio da autenticidade poltica como espao da experimentaªo, criaªo e destruiªo de possibilidades de existŒncia no mundo considerando uma revisªo do papel da Escola pela construªo de uma prÆxis pedaggica otimista, que resgate o papel da vontade na constituiªo do mundo. As sistematizaies aqui esboadas apontam que o engajamento intersubjetivo a realizaªo da vontade - projeta o indivduo da imobilidade para a aªo fazendo com que, coletivamente, realize o que poderia ser chamado aqui de interesse pœblico. Este texto tem como preocupaªo trazer para o campo da discussªo terica uma perspectiva de pensar a aªo social que se efetiva pela vontade de participar para, efetivamente, contribuir para uma reflexªo dos processos de participaªo social que resultam na ampliaªo e consolidaªo do paradigma democrÆtico como pressuposto de uma prÆtica educacional. Decorre da a apresentaªo de algumas afirmaies hipotØticas que visam uma exposiªo a respeito do conceito de vontade como mola propulsora da aªo. O texto conclui destacando a importncia da reflexªo sobre o conceito de vontade como forma de pensar os limites e possibilidades do processo de emancipaªo social enquanto desenvolvimento da sociedade sob a tica volitiva no que tange, principalmente, a ideia de exerccio pleno da cidadania enquanto afirmaªo dessa vontade.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/38415
    Collections
    • Filosofia da educação [69]

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