• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Filosofia da educação
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Filosofia da educação
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    População em situação de rua e teoria crítica de Theodor Adorno na educação : algumas interlocuções

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - ALINE CRISTINA ARAUJO VARGAS.pdf (301.1Kb)
    Data
    2017
    Autor
    Vargas, Aline Cristina Araujo
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A miséria humana, ainda que condição recorrente nos diferentes momentos da história, amplia-se na contemporaneidade diante da crescente desigualdade social que alimenta o modelo capitalista instituído, necessário para a perpetuação do capital em detrimento das relações humanas. As pessoas em situação de rua, que têm seu número ampliado nesse contexto, refletem a miséria material e social na qual vivemos. O manejo utilizado pela sociedade com tal público se mostra repleto de preconceito e violência. Estas pessoas têm sua humanidade negada e são alvos preferenciais de diferentes barbáries. Talvez, simplesmente, por se negarem a perpetuar a estética imposta pela "indústria cultural". Termo este, cunhado por Theodor Adorno em 1947, que descreve a ideologia cultural produzida e imposta pelo modo de produção capitalista. Este trabalho pretende investigar essa hipótese, bem como estabelecer algumas relações entre a condição de rua e a educação, e a teoria crítica de T. Adorno e a importância do pensamento crítico.
     
    Abstract: Human misery, although a recurring condition through the different moments of history, widens before the contemporary face of an increasing social inequality that nourishes the instituted capitalist model, one that is necessary for the perpetuation of capital at the expense of human relations. The street people, whose numbers have been magnified in this context, are a reflection of the material and social misery in which we live in. The treatment of this public by society is filled with prejudice and violence. They have their humanity denied and are the preferred targets of many atrocities. Perhaps simply because of their refusal to perpetuate the aesthetics imposed by the "cultural industry". This term, coined by Theodor Adorno in 1947, describes the cultural ideology that’s produced and imposed by the capitalist mode of production. This work intends to investigate this hypothesis, as well as to establish some relations between the street condition and education, the critical theory of T. Adorno and the importance of critical thinking.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/56396
    Collections
    • Filosofia da educação [69]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV