• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Filosofia da educação
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Filosofia da educação
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Traços éticos e estéticos do pensamento de Foucault e a educação : elementos para uma aproximação

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - ALVARO LUIZ NUNES.pdf (1.740Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Nunes, Alvaro Luiz, 1981-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O objetivo geral deste trabalho é aproximar ética e educação a partir de uma leitura do livro História da sexualidade 3: O cuidado de si, de Michel Foucault. Propõe-se interpretar e compreender a noção de cuidado de si, que é uma das dimensões do pensamento ético e estético de Foucault, e aproximá-la do tema da educação a partir de três elementos: constituição de um sujeito pós-metafísico (sujeito devir), criação de critérios de estilo (estética da existência) e formação da alma (espiritualidade). Busca-se aferir de que forma traços do pensamento do filósofo francês podem contribuir para uma revisão crítica dos sujeitos da educação. O cuidado de si enquanto experiência ética e estética é também o cuidado com o outro, possibilitando uma dialógica capaz de problematizar a ciência educacional hegemônica.
     
    Abstract : The general objective of this work is to bring ethics and education closer by reading the book History of sexuality 3: The care of the self, by Michel Foucault. It is proposed to interpret and understand the notion of self-care, which is one of the dimensions of Foucault's ethical and aesthetic thought, and to approach it with the theme of education based on three elements: constitution of a postmetaphysical subject (subject becoming ), creation of style criteria (aesthetics of existence) and soul formation (spirituality). It seeks to gauge how traces of the French philosopher's thinking can contribute to a critical review of the subjects of education. Taking care of oneself as an ethical and aesthetic experience is also taking care of the other, enabling a dialogic capable of problematizing hegemonic educational science.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/70747
    Collections
    • Filosofia da educação [69]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV