• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Filosofia da educação
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Filosofia da educação
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A teoria crítica da sociedade e conceito de autonomia intelectual no campo da educação

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - LETICIA JENSEN DE OLIVEIRA COSTA.pdf (556.3Kb)
    Data
    2010
    Autor
    Costa, Leticia Jensen de Oliveira
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Este trabalho apresenta algumas considerações acerca do processo de construção da autonomia intelectual. Questionou-se, como o entendimento claro do significado do conceito de autonomia, bem como das possibilidades de uma educação pautada neste entendimento conceitual pode contribuir para a efetivação da conquista deste ideal, que é o de sujeitos emancipados por meio da aquisição do conhecimento. Tem como base os filósofos da Teoria Critica da Sociedade, em especial ao escritos de Theodor Adorno, Max Horkeimer e Herbert Marcuse. Optou por utilizar estes filósofos como referencial teórico, por sua análise crítica e rigorosa da sociedade, da cultura e da educação, bem como da forma que estas assumem na sociedade do capitalismo tardio. Relaciona-se o conceito de autonomia à produção dos teóricos do campo educacional e as normas legais, que regem a educação brasileira. Será apresentado alguns conceitos teóricos do pensamento de Paulo Freire, fazendo uma análise das possibilidades de emancipação na perspectiva deste autor. Este instrumento de reflexão pode representar possibilidades de a conquista da autonomia se constituir como um meio de superação do comportamento heterônomo, instigando o caminho do pensar crítico, que pode representar a resistência.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/38742
    Collections
    • Filosofia da educação [69]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV