Navegação Pedagogia por assunto "Educação - Estudo e ensino"
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A abordagem da sexualidade na educação infantil : percepção de professoras
(2014)Resumo : Através da percepção de que o tema sexualidade ainda é revestido de muitos mitos e tabus, principalmente quando se trata do trabalho com crianças, surgiu a necessidade de investigação sobre esta temática. O ... -
Abordagem psicológica ao conceito de motivação e aplicações no ambiente escolar
(2015)Resumo : A falta de motivação para a aprendizagem tem sido apontada como um problema muito comum nas instituições escolares, sejam elas públicas ou privadas. O presente estudo visa salientar o valor da motivação para os ... -
Acesso à escola e trajetórias dos estudantes migrantes internacionais da América Latina na educação básica : uma análise da produção de desigualdades e das políticas de distribuição de oportunidades educacionais no Brasil
(2022)Resumo : A pesquisa tem como objeto a análise das trajetórias escolares de estudantes migrantes internacionais advindos da América Latina em escolas de Educação Básica, no sistema de ensino brasileiro, no período de 2014 ... -
Acesso e qualidade em educação infantil : um estudo bibliográfico
(2021)Resumo : Nossa pesquisa teve por objetivo realizar uma análise bibliográfica relacionada ao acesso e a qualidade na Educação Infantil (EI). Para isso empreendemos uma investigação em artigos acadêmicos publicados em ... -
Ação gestora da(o) pedagoga(o) na escola : reflexões para uma práxis coletiva
(2015)Resumo : O desenvolvimento deste trabalho visa à compreensão dos três eixos da formação do pedagogo, a saber: docência, organização e gestão dos processos formativos escolares e não escolares e pesquisa. A intenção deste ... -
Ações para a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio : análise pelas notícias do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED)
(2021)Resumo : Em dezembro de 2018 foi instituída a Base Nacional Comum Curricular da Etapa do Ensino Médio (BNCC-EM) por meio da Resolução no 4 de 17 de dezembro de 2018. A Resolução estabelece que "a adequação dos currículos ... -
Afetividade e autoestima na educação infantil
(2015)Resumo : A grande maioria das pessoas reconhece a importância da autoestima e da afetividade quando questionados, porém são poucos os que sabem verdadeiramente a relevância e, principalmente, a dimensão que este tema pode ... -
Afetividade na educação infantil : o lugar desta temática no google acadêmico
(2022)Resumo : O presente estudo tem como temática a afetividade na Educação Infantil. A afetividade nesse contexto se caracteriza como um elemento imprescindível para o sucesso de um desenvolvimento sólido e prazeroso para a ... -
Afetividade, coping e educação
(2014)Resumo : Com a compreensão da importância da emoção no desenvolvimento humano e nas relações com os processos cognitivos, esse trabalho olha especificamente para as estratégias de coping (enfrentamento de adversidades). ... -
Afinal, o que ficou do curso?
(2019)Resumo: O presente estudo teve como objetivo investigar a estima de formandos do curso de pedagogia em relação ao curso, a partir do Instrumento Gerador de Mapas Afetivos desenvolvido por Bomfim (2003a) e modificado por ... -
A alfabetização e letramento no ensino fundamental de 9 anos : percepções a partir do olhar do professor
(2014)Resumo : Esta pesquisa teve como propósito analisar a implementação do Ensino Fundamental de 9 anos, segundo a visão dos professores ao se analisar os pressupostos teóricos do alfabetizar-letrando. Ao mesmo tempo, a pesquisa ... -
Ambiente virtual de aprendizagem Blackboard : uma ferramenta de ensino da educação a distância
(2015)Resumo : Esta pesquisa tem a finalidade de descrever quais são as ferramentas do uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem Blackboard na Educação a Distância, de como um ambiente virtual contribui na construção de conhecimentos ... -
Análise das Políticas Públicas que norteiam a inclusão da criança com deficiência na educação infantil, no período de 2008 a 2013, na Rede Municipal do Ensino de Curitiba
(2015)Resumo : O objetivo deste trabalho é conhecer e analisar as políticas públicas que vêm nortear a inclusão na Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino do Município de Curitiba, avaliar se houve aumento nas matrículas ... -
Análise de práticas bem sucedidas de pedagogos : mediações e compreensões necessárias à organização dos processos pedagógicos na escola pública atual
(2015)Resumo : Esta pesquisa teve como objetivo central, a profissão e atuação dos pedagogos definidos como bem-sucedidos/as, por desenvolver suas práticas pedagógicas de forma a contribuir com a escola pública democrática, e ... -
Arte e criatividade na educação de superdotados
(2015)Resumo : A educação escolar, sob o enfoque da perspectiva inclusiva, assume como objetivo: o acesso, a participação e a garantia de aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas ... -
Arte-educação : a dança e a construção da corporeidade no desenvolvimento humano
(2014)Resumo : Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo discutir teoricamente a importância da arte no desenvolvimento humano. A pesquisa foi feita a partir de referencial bibliográfico sobre temas como corpo, artes, ... -
Aspectos neurocientíficos do desenvolvimento da linguagem bilíngue
(2017)Resumo : O seguinte trabalho tem por objetivo analisar e comparar como se dá, pelo viés das neurociências, o desenvolvimento de indivíduos monolíngues e bilíngues, através de revisão de literatura. Tendo como embasamento ... -
Atuação de pedagogos no Tribunal de Justiça do Paraná : desafios e possibilidades
(2014)Resumo : A presente pesquisa analisa a atuação dos pedagogos no Tribunal de Justiça do Paraná, assim como seu papel social frente ao panorama estabelecido a partir da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente. ... -
A atuação do Ministério Público na garantia do direito ao acesso à educação infantil : um estudo de caso em Campo Largo (2007-2014)
(2015)Resumo : Na Constituição Federal de 1988, a educação infantil está assegurada pelo Estado, na especificação dos seus deveres, mediante a garantia do atendimento em creche e pré-escola às crianças de 0 até 5 anos de idade. ... -
A atuação do pedagogo na formação continuada de professores da educação infantil em Centro de Educação Infantil (CEI) conveniado à Prefeitura Municipal de Curitiba/PR
(2015)Resumo : Este trabalho faz um pequeno recorte do que é um Centro de Educação Infantil Conveniado (CEI) e demonstra como é elaborado o conteúdo teórico para os pedagogos atuantes na Rede Municipal de Curitiba, no tocante a ...