Afinal, o que ficou do curso?
Resumo
Resumo: O presente estudo teve como objetivo investigar a estima de formandos do curso de pedagogia em relação ao curso, a partir do Instrumento Gerador de Mapas Afetivos desenvolvido por Bomfim (2003a) e modificado por Viana (2009) com o propósito de avaliar a estima do indivíduo pelo lugar em que está inserido, a partir de seus sentimentos e emoções. Os participantes da pesquisa foram 36 alunos formandos da graduação presencial em pedagogia de uma universidade pública do sul do Brasil, de ambos os sexos, com faixa etária variando de 20 a 42 anos. O estudo foi de natureza mista e o alcance transversal. As medidas qualitativas avaliadas foram desenho, significado do desenho, sentimentos, palavras-síntese, o que pensa do ambiente, comparação do ambiente com alguma coisa (metáfora) e as medidas quantitativas foram retiradas de 23 itens do questionário de autorrelato de uma escala Likert de 5 pontos dos quais 1 (discordo totalmente) e 5 (concordo totalmente). As variáveis dependentes avaliadas foram a agradabilidade, pertencimento, contrastes e insegurança e as independentes: idade, sexo, estágio remunerado e participação em projetos de pesquisa e extensão. O resultado da pesquisa demonstrou que os formandos em sua maioria apresentam uma imagem de contrastes pelo ambiente aulas da graduação em pedagogia, expressa nas palavras contraditórias que os indivíduos utilizam para definir as qualidades, sentimentos e metáforas relacionadas ao ambiente inserido. Além da imagem de contrastes também foram encontradas em ordem de importância as imagens de atração, insatisfação, insegurança e pertencimento. Não houve correlação significativa entre idade, sexo, estágio remunerado, participação em projetos de pesquisa e extensão e as variáveis agradabilidade, pertencimento, contraste e insegurança, porém é possível observar que houve aumentos na imagem de agradabilidade e pertencimento de formandos que participaram de projetos de pesquisa e extensão; na imagem de pertencimento no sexo masculino e na imagem de agradabilidade com o aumento da idade Abstract: This study had as issue investigate the esteem of the graduates of the pedagogy course. To reach this purpose was used the affective maps generator developed by Bomfim (2003a) and improved by Viana (2009) which has the intention to evaluate the esteem of the individual by the place in which he is inserted, from his feelings and emotions. The research participants were 36 undergraduate students in pedagogy of a public university in south Brazil, of both sexes, with ages ranging from 20 to 42 years. The research was of mixed nature and cross-sectional reach. The qualitative measures evaluated were drawing, meaning of drawing, feelings, synthesis words, what you think of the ambience, comparison of the ambience with something (metaphor) and the quantitative measures were taken from 23 items of the self-report questionnaire of a Likert scale of 5 points out of which 1 (strongly disagree) and 5 (strongly agree). The dependent variables evaluated were pleasantness, belonging, contrasts and insecurity and the independent variables were: age, gender, paid internship and participation in research and extension projects. The result of the research showed that the majority of the graduates present an image of contrasts by the ambience of pedagogy undergraduate classes, expressed in the contradictory words that individuals use to define the qualities, feelings and metaphors related to the inserted ambience. In addition to the image of contrasts, were also found in order of importance images of attraction, dissatisfaction, insecurity and belonging. There was no significant correlation between age, gender, paid internship, participation in research and extension projects, and the variables pleasantness, belonging, contrast and insecurity, but it was observed that there were increases in the image of pleasantness and belonging of students who participated in research and extension projects; in the image of belonging in males and in the image of pleasantness with increasing age
Collections
- Pedagogia [560]