Afetividade na educação infantil : o lugar desta temática no google acadêmico
Resumo
Resumo : O presente estudo tem como temática a afetividade na Educação Infantil. A afetividade nesse contexto se caracteriza como um elemento imprescindível para o sucesso de um desenvolvimento sólido e prazeroso para a criança, ainda mais no contexto da Educação Infantil - primeiro espaço de socialização da criança fora do seu contexto familiar. O presente estudo objetiva compreender de qual forma os teóricos Henri Wallon, Jean Piaget e Lev Vygotsky contribuem para discussão desta, procurando perceber se são referenciados nos estudos com esta temática, bem como analisando como estão sendo referenciados no campo de produções acadêmicas brasileiras. A metodologia do estudo consiste em uma abordagem mista, sua primeira parte se estrutura em uma revisão bibliográfica dos autores supracitados e posteriormente a etapa quantitativa, onde se realizou uma busca na plataforma Google Acadêmico a partir dos descritores "afetividade + educação infantil + criança" sem delimitação de ano. A partir desta pesquisa, 102 artigos acadêmicos foram selecionados possibilitando a análise de que a maior parte dos artigos deste campo amostral se utilizam das teorias de Henri Wallon, Jean Piaget e Lev Vygotsky para se referenciar a relação entre afetividade e desenvolvimento. Entre os três teóricos, Henri Wallon possui ainda mais predominância demonstrando assim que sua teoria possui uma abordagem ainda mais detalhada e profunda para a temática. Os dados coletados indicam que as principais pesquisas advêm do campo da Psicologia, área historicamente presente no campo dos estudos educacionais. Abstract: The present study has as its theme the affectivity in early childhood education. Affectivity in this context is characterized as an essential element for the success of a solid and pleasant development for the child, even more so in the context of Early Childhood Education - the first space for socialization of the child outside their family context. The present study aims to understand how theorists Henri Wallon, Jean Piaget and Lev Vygotsky contribute to its discussion, trying to understand if they are referenced in studies with this theme, as well as analyzing how they are being referenced in the field of Brazilian academic productions. The study methodology consists of a mixed approach, its first part is structured in a bibliographic review of the aforementioned authors and later the quantitative stage, where a search was carried out on the Google Scholar platform from the descriptors "affection + early childhood education + child" without year delimitation. From this research, 102 academic articles were selected allowing the analysis that most of the articles in this sample field use the theories of Henri Wallon, Jean Piaget and Lev Vygotsky to reference the relationship between affectivity and development. Among the three theorists, Henri Wallon has even more predominance, thus demonstrating that his theory has an even more detailed and profound approach to the subject. The collected data indicate that the main researches come from the field of Psychology, an area historically present in the field of educational studies.
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- Pedagogia [560]
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