• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Afetividade, coping e educação

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    THALITA GOMES DA SILVA.pdf (2.122Mb)
    Data
    2014
    Autor
    Silva, Thalita Gomes da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Com a compreensão da importância da emoção no desenvolvimento humano e nas relações com os processos cognitivos, esse trabalho olha especificamente para as estratégias de coping (enfrentamento de adversidades). Justifica-se por compreender que as formas como as pessoas lidam com as mais diversas situações influenciam suas relações com o mundo. Diante disso, a educação ganha relevância na medida em que é um dos meios pelos quais o ser humano se instrumentaliza para a vida em sociedade e, portanto, a mesma deveria ampliar suas preocupações abrangendo os aspectos afetivo-emocionais do desenvolvimento e como estes afetam as ações dos indivíduos. Para tanto, foram buscadas algumas referências bibliográficas correlacionadas ao tema e realizada uma pesquisa empírica tendo como foco as estratégias de coping comumente utilizadas por crianças do Ensino Fundamental. A análise dos dados demonstrou que, em grande parte, existe aproximação com a literatura estudada, como fatores correlacionados a idade, hierarquia e socialização. No entanto, observa-se a necessidade de maior aprofundamento no que se refere ao envolvimento das emoções na escolha das estratégias de enfrentamento.
     
    Abstract : Having the comprehension of the importance of the emotion in the human development and its relations with the cognitive process, this work focuses specifically on the coping strategies (coping with adversity). This is justified by the understanding that the way people deal with the most varied situations, influence their relations with the world. On this, the education gains relevance, as it is one of the means that provides the tools for the human being to live in society. Therefore, education should broaden its scope by embracing affective-emotional aspects and the way these affect people’s attitudes. To do so, some related to the subject references were searched and, also, there was made an empirical research focusing on the common use of coping strategies on elementary and middle school children. The data analysis has shown that, in most of it, there is approximation on the studied material when compared to factors such as age, hierarchy and socialization. However, it is observed the need of a further deepening on the studies, when it comes to the emotions involvement on the choice of the coping strategies.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/81113
    Collections
    • Pedagogia [609]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV