Navegação Pedagogia por título
Itens para a visualização no momento 43-62 of 455
-
Atuação de pedagogos no Tribunal de Justiça do Paraná : desafios e possibilidades
(2014)Resumo : A presente pesquisa analisa a atuação dos pedagogos no Tribunal de Justiça do Paraná, assim como seu papel social frente ao panorama estabelecido a partir da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente. ... -
A atuação do Ministério Público na garantia do direito ao acesso à educação infantil : um estudo de caso em Campo Largo (2007-2014)
(2015)Resumo : Na Constituição Federal de 1988, a educação infantil está assegurada pelo Estado, na especificação dos seus deveres, mediante a garantia do atendimento em creche e pré-escola às crianças de 0 até 5 anos de idade. ... -
A atuação do pedagogo na formação continuada de professores da educação infantil em Centro de Educação Infantil (CEI) conveniado à Prefeitura Municipal de Curitiba/PR
(2015)Resumo : Este trabalho faz um pequeno recorte do que é um Centro de Educação Infantil Conveniado (CEI) e demonstra como é elaborado o conteúdo teórico para os pedagogos atuantes na Rede Municipal de Curitiba, no tocante a ... -
Autoeducação e autoconhecimento do professor e do educador
(2021)Resumo : Há uma lacuna no percurso de formação profissional docente no que diz respeito à compreensão do processo de educação continuada daquele que está à frente da educação formal. Tal processo abrange a autoeducação e ... -
Autonomia e autocuidado na pedagogia Montessori : repercussões atuais na educação infantil
(2018)Resumo : Este estudo teve o objetivo de apontar a autonomia e o autocuidado no método de Maria Montessori, buscando articular a proposição original com interpretações e repercussões atuais sobre esta pedagogia para a ... -
Avaliação da criança na educação infantil como acompanhamento do trabalho pedagógico
(2017)Resumo : O presente trabalho teve como objetivo estudar e analisar como os professores compreendem a avaliação na educação infantil. Faz uma revisão bibliográfica que aborda as concepções de avaliação no contexto da Educação ... -
Avaliação da unidade didática produzida para práticas pedagógicas na EJA do Sistema Penal
(2015)Resumo : O presente trabalho traz uma análise do material produzido por professores - pesquisadores que participaram do Curso de Aperfeiçoamento de Produção de Material Didático para Educação de Jovens e Adultos - EJA na ... -
A avaliação das crianças : caminhando para uma prática significativa na educação infantil
(2014)Resumo : A presente monografia consiste em uma pesquisa bibliográfica que teve por objeto de estudo levantar as proposições das produções acadêmicas de âmbito nacional sobre a avaliação das crianças na educação infantil. ... -
Avaliação do aluno com deficiência física neuromotora : um estudo dos recursos didáticos e pedagógicos
(2015)Resumo : Esse é um estudo sobre recursos didáticos e pedagógicos utilizados no processo de avaliação de alunos com deficiência física neuromotora que frequentam uma instituição de educação básica na modalidade de educação ... -
Avaliação educacional adaptada para crianças com deficiência nos anos iniciais do Ensino Fundamental
(2021)Resumo : Este trabalho discente teve por finalidade analisar instrumentos de avaliação educacional adaptada para crianças com deficiência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, por meio de uma pesquisa documental de cunho ... -
Avaliação educacional no campo da educação especial
(2020)Resumo : A avaliação é um tema de estudo cheio de complexidades, e quando nos deparamos com as dificuldades de acompanhar o processo de ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência, necessidades especiais e/ou necessidades ... -
Avaliação inclusiva : processos avaliativos na perspectiva da inclusão de todos
(2021)Resumo : Avaliação Inclusiva é uma realidade do processo de ensino-aprendizagem e uma dúvida frequente na práxis docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio da investigação-ação, da ação de extensão apresentada ... -
Avaliação sob uma perspectiva equânime : o que dizem os alunos do 5. ano do ensino fundamental
(2019)Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de explorar a avaliaçãoem contextos vulneráveis, e de que forma ela pode ser promotora de trajetórias maisequânimes quando feita a partir da reflexão e interrogação ... -
"Às vezes com lágrimas nos olhos, às vezes com sorriso nos lábios. Maria Tereza da Silva : a história de superação de uma mulher negra do setor de educação da Universidade Federal do Paraná"
(2018)Resumo : Para denominar a História Oral, utilizamos como sua principal ferramenta a entrevista, assim, por meio dela trazer relatos de pessoas "comuns" nos ajuda a compreender fatores que possam ter ocorrido em determinadas ... -
Bases formativas do Pedagogo Social : relações entre os principais cursos de Pedagogia de Curitiba e a Politica Nacional de Assistência Social
(2013)Resumo: A Formação do Pedagogo Social no Brasil ainda é um assunto pouco abordado na formação acadêmica. O Parecer CNE/CP nº 5/2005 regulamenta o currículo atual para os cursos de Pedagogia no Brasil, este parecer determina ... -
Bonecas negras, representatividade e infância : uma análise do projeto bonequeiras sem fronteiras
(2021)Resumo : O presente trabalho procura trazer uma discussão sobre a infância da criança negra, atrelando a importância de refletir, seja na escola ou em espaços de educação não formal, sobre a representatividade. Procuramos ... -
"Brava Gente Brasileira" : a terra invadidade, o corpo violado... ( A representação do indígena e da violência contra a mulher indígena no cinema nacional)
(2015)Resumo : O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a representação do povo indígena, da mulher indígena e da violência contra ela, como parte do processo de colonização, dentro do cinema nacional no filme "Brava ... -
Bridging the Gap : construindo pontes entre as conferências internacionais, o Children's Bureau e a Conferência da Casa Branca de Proteção e Saúde da Criança
(2015)Resumo : A pesquisa tem por objeto de estudo a White House Conference on Child Health and Protection – Conferência da Casa Branca sobre Proteção e Saúde da Criança –, realizada em 1930 em Washington, D.C. O objetivo da ... -
Brincadeira e desenvolvimento da criança pequena : conhecimento neurocientífico e o fazer pedagógico
(2018)Resumo : O trabalho tem por objetivo investigar se e como o conhecimento neurocientífico tem contribuído para a prática pedagógica dos docentes em instituições de Educação Infantil, sobretudo em relação à brincadeira e o ...