A avaliação das crianças : caminhando para uma prática significativa na educação infantil
Resumo
Resumo : A presente monografia consiste em uma pesquisa bibliográfica que teve por objeto de estudo levantar as proposições das produções acadêmicas de âmbito nacional sobre a avaliação das crianças na educação infantil. A base empírica se constituiu de artigos de periódicos e teses de doutorado na área da educação, no períodocompreendido entre 1997 a 2013. Na primeira parte do trabalho trata-se da contextualização histórica sobre os diferentes momentos de constituição da educação infantil, assim como da legislação brasileira para esta etapa da educação; em seguida faz-se a revisão da literatura acerca da temática buscando apoio em Gandini e Goldhaber (2002), Barbosa e Horn (2008), Bassedas, Huguet e Solé (2009), Oliveira (2004 e 2011), Hernández e Ventura (2009), Micarello (2010), Hoffmann (2011) e Bhering e Füllgraf (2012). Na terceira parte definiu-se a metodologia desta pesquisa, na sequência segue a quarta parte com a apresentação e o levantamento do corpus empírico. Constatou-se no levantamento poucas publicações no meio acadêmico brasileiro, foram encontrados seis artigos de periódicos e quatro teses de doutorado que se referem especificamente sobre a avaliação da criança. Os dados revelaram que há diferentes concepções e abordagens quanto ao entendimento e o modo de realizar a avaliação no cotidiano educativo, dessa forma entendemos que o processo avaliativo carece de reflexão, ou seja, ainda estamos caminhando para uma prática significativa na educação infantil.
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- Pedagogia [410]