Avaliação inclusiva : processos avaliativos na perspectiva da inclusão de todos
Resumo
Resumo : Avaliação Inclusiva é uma realidade do processo de ensino-aprendizagem e uma dúvida frequente na práxis docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio da investigação-ação, da ação de extensão apresentada na dissertação Currículo inclusivo de ciências anos finais do ensino fundamental: uma proposta para a formação docente. Os dados foram gerados através de registro das aulas e transcrição, questionário, diário de campo, roda de conversa e produção de plano de aula, interpretados a partir da Análise Textual Discursiva (ATD). O objetivo geral é analisar os tipos de avaliação da aprendizagem, no intuito de proporcionar uma avaliação inclusiva na perspectiva de incluir a todos. Tendo por objetivos específicos apresentar os tipos de avaliações e inteligência que possibilitem melhorar a relações professor-aluno-aluno e o ensino-aprendizagem que possibilitem a utilização como processo avaliativo inclusivo; examinar através dos relatos dos professores de ciências em atuação o processo avaliativo inclusivo; e propor orientações para a práxis do processo avaliativo inclusivo em todas as disciplinas. Observou-se a avaliação formativa, através da avaliação ou exame, em Luckesi; feedback, questionamento oral, autoavaliação e avaliação entre pares, através da dialogicidade de Ross; e as inteligências emocional e social, em Gardner e Goleman. Observou-se que essas práticas fazem parte da práxis docente. No entanto, não fazem parte do processo avaliativo Abstract : Inclusive evaluation is a reality of the teaching-learning process and a frequent doubt in the teaching practice. This is a qualitative research, through action research, of the extension action presented in the master thesis Inclusive Science Curriculum of the Final Years during Elementary School: A Proposal for Teachers’ Education. The data were generated through class records and transcriptions, questionnaire, field diary, conversation circle and lesson plan production, interpreted from the Textual Discourse Analysis (ATD). The general objective is to analyze the types of learning evaluation, in order to provide an inclusive evaluation from the perspective of including everyone. The specific objectives were to present the types of evaluations and intelligence that make it possible to improve the teacher-student relationships and the teaching-learning that make it possible to use an inclusive evaluation process; to examine through the reports of acting science teachers the inclusive evaluation process; and to propose guidelines for the praxis of the inclusive evaluation process in all subjects. It was observed the formative assessment, through evaluation or examination, in Luckesi; feedback, oral questioning, self-evaluation and peer evaluation, through Ross' dialogicity; and the emotional and social intelligences, in Gardner and Goleman. It was observed that these practices are part of the teaching praxis. However, they are not part of the evaluation process
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- Pedagogia [481]