Avaliação da unidade didática produzida para práticas pedagógicas na EJA do Sistema Penal
Resumo
Resumo : O presente trabalho traz uma análise do material produzido por professores - pesquisadores que participaram do Curso de Aperfeiçoamento de Produção de Material Didático para Educação de Jovens e Adultos - EJA na Diversidade, oferecido na Universidade Federal do Paraná entre os anos de 2014 e 2015. Aqui foram feitos levantamentos dos perfis dos pesquisadores participantes, a área de atuação de cada um deles, as experiências de cada um com EJA do sistema prisional, as orientações dadas no curso e a produção final de cada um – plano de aula voltada para alfabetização na EJA do sistema prisional. Ao longo da pesquisa, pudemos perceber que alguns professores - pesquisadores não tinham experiências com a EJA no cárcere, para tanto que, durante a realização do plano de aula, alguns não levaram em consideração o ambiente em que os detentos se encontram tão pouco as experiências já vividas por eles. Assim concluímos que, no ambiente da EJA do sistema prisional é necessário que o professor – pesquisador, tenha um diálogo entre a realidade carcerária e as expectativas de vida após o tempo que detentos – homens e mulheres – passaram dentro de uma penitenciária, afim de que, se possa trabalhar na construção de um novo homem e uma nova mulher. Abstract : This paper presents an analysis of the material produced by teachers - researchers who participated in the Educational Material Production Improvement Course for Young and Adult Education - EJA in Diversity, offered in the Federal University of Parana between the years 2014 and 2015. Here profiles surveys were made of theparticipating researchers, the area of expertise of each of them, the experiences of each with EJA of the prison system, the guidelines given in the course and the final production of each - focused lesson plan for literacy in adult education the prison system. During the research, we realized that some teachers - researchers had noexperiences with the EJA in prison for so much that, during the course of the lesson plan, some did not take into account the environment in which holding the meet, so little the experiences already experienced by them. Thus we conclude that, in the prison system EJA environment is necessary for the teacher - researcher, have a dialogue between the prison reality and expectations of life after the time that detainees - men and women - came within a penitentiary, so that , you can work on building a new man and a young woman.
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- Pedagogia [423]