Navegação Educação, pobreza e desigualdade social por assunto "Educação e Estado"
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A abordagem da pobreza e da desigualdade social no currículo escolar : percepções que fundamentam os planejamentos e a prática docente das professoras do Ensino Fundamental I de uma escola particular filantrópica do município de Ponta Grossa-PR
(2016)Resumo: O artigo está fundamentado na reflexão acerca do currículo escolar enquanto instrumento transformador da realidade e que tem o professor como comunicador e mediador nesse processo. Trabalhar pela educação significa ... -
Análise do processo de inclusão em escolas do município de Guarapuava
(2016)Resumo : A educação especial/inclusiva é historicamente marcada pelo descaso de ações governamentais, sendo tratadas com pouca prioridade. Embora seja reconhecida como direito social há muito que se atingir para alcançar ... -
A articulação das políticas de educação e assistência social como estratégia de enfrentamento das expressões da questão social
(2016)Resumo: O presente trabalho pretende analisar a articulação entre as políticas de educação e assistência social como uma possibilidade para o enfrentamento das expressões da questão social. O estudo foi realizado a partir ... -
Características relevantes do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para a educação integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidades sociais
(2016)Resumo : Neste trabalho serão abordados aspectos relativos à educação formal e a não formal, neste caso tratar-se-á sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes de 06 a 15 anos, ... -
Causas e soluções para a evasão escolar
(2016)Resumo : Neste estudo pretende-se abordar causas, consequências e reflexões sobre evasão escolar, bem como analisar estratégias para solucionar os problemas de evasões escolares em escolas públicas municipais. Sabemos que ... -
Construção histórica dos Programas de Transferência de Renda no Brasil : uma revisão de literatura do Bolsa Escola ao Bolsa Família
(2016)Resumo : O presente artigo propõe resgatar historicamente a origem do Programa Bolsa Família-PBF e a contribuição deste no sistema de proteção social brasileiro. Trata-se de uma revisão bibliográfica que apresenta a expansão ... -
A educação como fonte de transformação da realidade social
(2016)Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem por finalidade refletir sobre a educação como fonte de transformação da realidade social, a capacidade de aceitação das diversidades dos indivíduos, na sociedade e na ... -
A educação como forma de enfrentamento da pobreza nos espaços escolares
(2016)Resumo: O presente artigo traz reflexões e análises acerca das relações que transcorrem a educação de um modo geral, pois é notável que a educação está inteiramente ligada com o interesse de todos pela melhor qualidade de ... -
Educação pobreza e desigualdade social
(2016)Resumo : Este artigo aborda a temática da educação pobreza e desigualdade social na qual são elementos cada vez mais presentes no cotidiano das grandes cidades brasileiras. Tendo como questão norteadora o papel da educação ... -
Os efeitos das condicionalidades do Programa Bolsa Família/PBF na trajetória de vida dos usuários
(2016)Resumo : O presente artigo traz para reflexão, estudos realizados durante o curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social/ UFPR, bem como da atuação da pesquisadora no Programa Bolsa Família e no ... -
O enfrentamento da pobreza e da desigualdade social na rede municipal de ensino de Curitiba
(2016)Resumo : O presente artigo analisa de que forma a pobreza está presente nos documentos que orientam a educação municipal em Curitiba e em que medida isto contribui para o enfrentamento à pobreza e à desigualdade social no ... -
A escola como um espaço de efetivação dos direitos humanos : uma averiguação in loco
(2016)Resumo: O objetivo deste artigo é compreender como a escola, sendo um agente formador de cidadania e consequentemente estimulador de conhecimentos de direitos, estabelece a relação dos currículos escolares com direitos ... -
Evasão escolar nas turmas de ensino médio das escolas públicas brasileiras
(2016)Resumo : Este artigo teve o propósito de identificar os fatores que contribuem para a evasão escolar em Escolas Públicas nas turmas de Ensino Médio Brasileiras, foram constatados diversos fatores como responsáveis por este ... -
As faces de uma educação integral fragmentada dentro da Escola Municipal Ana Zornig
(2016)Resumo : O tema abordado tem como objetivo sugerir um trabalho integrado e Intersetorial entre as Políticas Públicas de educação, assistência social e saúde, dentro da proposta de Educação em Tempo Integral na Escola ... -
A importância da língua espanhola para a transformação cultural e cidadã dos alunos do 6º ao 9º ano do Colégio Presidente Roosevelt
(2016)Resumo : O presente artigo teve como objetivos analisar como o cidadão se percebe participante de um grupo social a que está inserido e como a cultura da língua espanhola pode ser um instrumento construtivo na formação do ... -
A importância do currículo para a inserção da concepção de pobreza e desigualdade social no ambiente escolar
(2016)Resumo : A pobreza se repete, se alimenta dela mesma, ficando estagnada porque continua sendo pensada como coletivos tradicionais de uma mesma cultura de pobres que se reproduzem de geração a geração, que reforça essa visão ... -
Instituição dos direitos humanos no currículo da educação brasileira
(2016)Resumo : A partir da declaração universal sobre direitos humanos das Nações Unidas de 1948, muitos países começaram a dar mais importância ao tema, no Brasil, as lutas e conquistas nesse campo iniciadas após a declaração, ... -
A invisibilidade do sujeito infrator à luz da escola
(2016)Resumo : Este artigo objetiva compreender a relação entre o ato infracional e a baixa escolaridade de adolescentes infratores, de ambos os sexos, na faixa etária de 12 a 18 anos, excepcionalmente até 21 anos, que são ... -
A luta contra a pobreza : os desafios do currículo escolar
(2016)Resumo : O Bolsa Família é um dos programas que integram Plano Brasil Sem Miséria do Governo Federal, que tem em vista superar a extrema pobreza no país. O Programa é uma garantia de renda, sendo assim, um alivio imediato ... -
A pobreza na educação infantil : um estudo de caso
(2016)Resumo : A pobreza representa uma infeliz realidade de uma grande parcela da sociedade brasileira. Diante desse fato, as principais atitudes que os governos buscam são ações planejadas para combater e tentar melhorar a ...