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    A articulação das políticas de educação e assistência social como estratégia de enfrentamento das expressões da questão social

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    R - E - CAROLINE DEFAVERI.pdf (489.8Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Defaveri, Caroline
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O presente trabalho pretende analisar a articulação entre as políticas de educação e assistência social como uma possibilidade para o enfrentamento das expressões da questão social. O estudo foi realizado a partir pesquisa bibliográfica como principal procedimento de análise. A pesquisa apontou que as expressões da questão social são resultantes da contradição capital e trabalho e que as políticas sociais transitam nesse espaço como elemento de conquistas e avanços para os cidadãos, mas do mesmo modo, são fundamentais para a manutenção do sistema capitalista. A investigação traz, que a política de educação foi direcionada no Brasil para os grupos sociais mais abastados, porém nas últimas décadas em virtude da intensificação da legislação e da criação de programas sociais, trouxe para os bancos escolares a população empobrecida e vulnerável. Com a chegada dessa demanda surgiram novas questões no espaço escolar, ligadas a dificuldade de acesso aos direitos e outras resultantes do contexto que as famílias estão submetidas, e os educadores mesmo tentando direcionar a educação para a criticidade da população, ainda encontram dificuldades em trabalhar com esses alunos. A pesquisa apontou ainda que a política de assistência se constituiu no Brasil de forma paternalista e caritativa, entretanto, atualmente procura se firmar enquanto política pública e direito social, a fim de desenvolver trabalho com as famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, para que transcenda a imagem assistencialista que foi criada. O estudo indicou que em virtude de novas legislações, bem como programas sociais, no cenário nacional, educação e assistência social passaram a serem mais próximas, bem como, vislumbrou-se que ambas se inserem junto as comunidades e aos territórios com maior vulnerabilidade. A análise denotou que as políticas de educação e assistência social podem intervir nas expressões da questão social ao passo que constituírem trabalho e planejamentos articulados, a fim de estabelecer uma soma saberes e experiências que foram construídas no decorrer de cada política e no cotidiano de trabalho dos profissionais nelas envolvidos, de maneira que que as intervenções tenham impacto efetivo na vida dos alunos, em suas famílias e na comunidade em que vivem. O trabalho articulado, possibilita também ampliar os espaços de redes sociais desses alunos e suas famílias e transformar as políticas de educação e assistência social em redes de apoio, de modo que proporcione a capacidade destas pessoas serem autônomas, críticas e protagonistas de sua história.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53648
    Collections
    • Educação, pobreza e desigualdade social [192]

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