O enfrentamento da pobreza e da desigualdade social na rede municipal de ensino de Curitiba
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Data
2016Autor
Sampaio, Alda do Perpétuo Monteiro
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Resumo : O presente artigo analisa de que forma a pobreza está presente nos documentos que orientam a educação municipal em Curitiba e em que medida isto contribui para o enfrentamento à pobreza e à desigualdade social no município. O texto parte do pressuposto que a educação é um direito, mas que este não é exercido de forma equânime devido a vários fatores, entre os quais, a pobreza e a desigualdade social. A partir do método qualitativo, pesquisa bibliográfica e documental, incluindo as Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal de Curitiba, o Projeto Equidade e dados do Censo 2010, verificou-se a existência de um contingente de pobres que frequentam as escolas municipais de Curitiba e que, em 2015, a Prefeitura Municipal de Curitiba, via Secretaria Municipal de Educação, implantou o Projeto Equidade em algumas escolas da rede municipal de ensino, localizadas em regiões pobres da cidade, a fim de resolver ou minimizar os problemas de aprendizagem verificados nos resultados de avaliação de larga escala.